ITINERÁRIO A ASSIS - 19


Hoje, sexta feira, 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz, é o nosso dia livre, não temos programação; é tempo para descansar e cada um fazer o seu dia como aprouver. Ontem à noite fizemos a nossa Festa do Natal de Greccio, revelamos os amigos secretos, trocamos presentes, cantamos e rimos muito. Hoje é dia de refazer as anotações, cuidar da roupa, ir ajeitando as coisas pessoais. Vou aqui registrar uma bela carta que recebemos da Beatrizinha de São Lourenço. Ela devia estar aqui conosco, mas desta vez não pode vir e escreveu-nos esta cartinha carinhosa e verdadeira:

“Vocês vão a Assis, cada um levando um sonho diferente, um desejo, uma ansiedade e a vontade de conhecer e estar nos lugares onde São Francisco esteve e viveu.
O Subásio, o Alverne, o Vale de Rieti, esperam por vocês. Olhem tudo com muita atenção, não só os caminhos, as construções, as subidas e descidas, mas sintam o que eles dizem pra vocês.
Há sempre uma palavra, um sopro, nos falando algo novo, escondido em algum lugar. Vivam tudo com muita intensidade. Orem, celebrem, sorriam, cantem, dancem, mas acima de tudo, escutem o silêncio tocar suas almas. É na qualidade da escuta que a alma se quebranta e se refaz. Vivam essa viagem com a alegria de um Francisco adolescente, mas com a mesma realeza com que ele viveu todos os outros momentos e fez deles, um caminho que nós tentamos trilhar.
Há 800 anos, as montanhas da Úmbria, guardam o segredo do amor que só é descoberto por quem sabe amar de verdade. Tragam então, nos seus corações, um pouco desse Segredo-Amor.
Paz e Bem!  Feliz Viagem!
Com carinho, 
Beatriz”

PS: Beatrizinha, pura verdade! Ontem o Anjo que você confeccionou foi entregue a uma pessoa muito especial: Laura, a italianinha, nosso anjo aqui em Rieti! Obrigado por suas palavras e pelo  artesanal presente!

Comentários

Janimayri Forastieri de Almeida disse…
Tudo bem aí Frei?

Aqui ... fora a saudade que estamos dos meus pais ... está tudo ótimo.

Seria possível o senhor postar uma foto deles pra nós ... estamos com muitas saudades!!!

Bjs a todos!
Janimayri Forastieri de Almeida disse…
Tudo bem aí Frei?

Aqui ... fora a saudade que estamos dos meus pais ... está tudo ótimo.

Seria possível o senhor postar uma foto deles pra nós ... estamos com muitas saudades!!!

Bjs a todos!
Rosana Padial disse…
Que lindo!!! Greccio um lugar, mas Natal um Espírito! Nascer e renascer UMA ARTE, UM ESFORÇO, UMA MISTURA DE DOÇURA E AGRESSIVIDADE!
Quando isso se materializa no presente (em todos os sentidos; no objeto e no tempo)TEM QUE ACONTECER A FESTA!!!
Quanto a carta da Beatriz que LINDO ver e sentir o efeito do processo de formação e edificação da alma! Como de tão longe fisicamente ela se fez presente tão forte! E ainda enviou o PRESENTE (nos dois sentidos)!
Frei Vitório seu trabalho de formador de almas se mostra em nossas vidas com muita clareza quando podemos usufruir das palavras de quem se entregou como diz Beatrizinha: "aos segredos do amor guardado entre as montanhas da UMBRIA!"
Anônimo disse…
Frei Vitório,
todos gostaríamos de estar aí, na verdade. Mas as vidas e as situações pessoais de cada um são diferentes. Eu tenho aproveitado muito tudo o que o senhor escreve (pretendo imprimir)e, está sendo uma "viagem" de sentimento essa peregrinação de vocês,assim relatada. Quanto cuidado no preparo, os menores detalhes feitos com antecedência. Linda a festa de Natal em Greccio, fora a Terra Santa, não haveria lugar com tanto amor para festejar a Encarnação no menino do presépio.

Abraços para todos.
Denise.