IDENTIDADE HUMANA FRANCISCANA - XV

Diz Carlos Zagonel: "Francisco emergiu em sua vida num mundo novo, sem ambições de liderança, mas o Senhor o constituiu líder de um número incontável de homens e mulheres de vontade boa que, em todos os tempos e de muitas maneiras, procuram servir a humanidade de seu tempo, com simplicidade e coragem. Simplicidade de quem não é ambicioso e coragem de quem não tem medo de inovar” ( Zagonel, in “Contexto Histórico de Francisco” ).
A partir de uma natureza bruta, como um belo bloco granítico, pedra pura ou cepo de madeira, de onde surgem obras primas de escultura e de arte genial, Francisco passa pela fase cruciante da conversão e se transforma numa imagem transparente e personificada de um humano divinizado. O santo é a obra prima do humano. Grande homem, grande santo. O franciscanismo existe para santificar a nossa frágil humanidade, existe para esculpir em nós uma obra de arte humana.

Continua amanhã

Comentários

Gabriel Paixão disse…
Belíssimas palavras Frei, Gosto muito do Seu Blog, eu encontrei em Francisco a essência para viver em comunhão com os irmãos e com a natureza em um Todo! Hoje Louvo a Deus porque ele me permite viver Franciscanamente!
Paz e Bem!

T