IDENTIDADE HUMANA FRANCISCANA - X


A Identidade tem muito a ver com alguns pontos que elencamos a seguir:


1. Modo espiritual (ou religioso) de viver no mundo. É ter presente que tipo de existência ou que tipo de vida eu tenho em relação aos vários tipos de vida humana. Viver a vida biologicamente, onde há uma força adaptativa que me insere no meio físico, técnico, nas diversas formas de organização e da produção. Viver a vida de um modo psico-social, isto é, relacionando-me com o meio social através da linguagem; através de processos associativos, normas, instituições (família, sociedade, grupos). Viver a vida no modo mental ou ideológico, quando procuro compreender-me como realidade e existência, filosofia de vida, ciências e vários conhecimentos.

O modo espiritual situa-se, na mesa da humanidade, no grupo das pessoas, que dão à sua existência uma razão e compreensão da vida a partir do Sagrado. Olha fatos, acontecimentos, fenômenos, procurando neles um sentido divino. Sem desfazer-se da compreensão científica, quer perguntar pelo sentido das manifestações humanas à luz da fé. É um modo transcendente, é um sinal da dimensão transcendente da vida humana. É o entendimento da vida como dar um sentido ao provisório e o definitivo, ao temporal e o eterno. Viver a vida buscando as potencialidades da alma e do espírito, a comunhão com os seres e com o destino do humano, a solidariedade criatural, a sacramentalidade da vida (sinais da manifestação de Deus), a vida, trabalho, o presente e o futuro.

Continua amanhã

Comentários