IDENTIDADE HUMANA FRANCISCANA - VII

Aprendemos com a Mística Franciscana que seguir e imitar é enamoramento. Para entender o que é Identidade Humana Franciscana temos que seguir e imitar o modo de Francisco ser Humano. Não basta seguir ou imitar, tem que haver um encantamento. Falávamos antes que Francisco é um modelo vivo. Um modelo de grandeza do humano. O que é um modelo de grandeza?


É a superação de si mesmo. Francisco superou-se. Imitar Francisco no estereótipo não resolve. Posso vestir a roupa que ele vestia, cortar o cabelo como ele cortava, andar como ele andava... mas se não mudar nada em mim. Isto basta? O modelo de grandeza não é percebido na aparência mas na essência. Devo construir em mim um núcleo de modelos, de valores, de virtudes, de dons e talentos. Criar palavras de ânimo. Palavras que atinjam a alma. Preencher bem as lacunas da minha vida com algo de extremo valor. A minha história tem que ser contada com este caráter de busca da verdade; de valentia de conquistar um ideal. Nisto tem que aparecer um límpido empenho de ser:

“Senhor, que queres que eu faça?” “De boa vontade o farei!” “Francisco, quem pode te dar mais, o Senhor ou o servo?”

Esta reflexão continua amanhã

Comentários