Feliz Festa de São Francisco!


Minhas Amigas
Meus Amigos,
PAZ E BEM!

Terminei a primeira parte da Visita à Província do Norte. Fiz o estado do Pará. Ainda faltam os estados do Amazonas e Roraima. Breve enviarei um relato detalhado do que estou vendo, percebendo e vivendo. Hoje, com muita alegria e totalmente envolvido pela grande devoção que o povo do Norte tem por São Francisco, quero desejar à todos BOA FESTA de Nosso Pai Seráfico! Que a PAZ de Francisco esteja no coração de todos e que ela se transforme no nosso maior BEM!

Hoje, dia 3 de Outubro, o mundo todo se volta para Francisco, comemorando a partir das 18 horas o seu Transitus para a Eternidade, amanhã (hoje), dia 4 de outubro, é a Grande Festa do Santo Incomparável. Ele nos ensinou a sermos irmãos e irmãs de todo Ser Vivente. Somos a irmandade que tem na nossa sacralidade mais íntima a filiação divina. Com Jesus Cristo, Francisco nos devolve esta verdade. Temos um Pai-Mãe Comum. Não existe riqueza maior do que ser filho e filha de Deus!

Somos a irmandade que se inspira e pratica os mesmos valores que brotam da mesma Fonte: O Evangelho! Ali está o patamar mais alto de nossos valores! Somos a irmandade que há 800 anos tem a mesma Espiritualidade!

Somos a irmandade que gera relacionamentos de fraternidade, comunidade, amizade, convivência, cortesia e benignidade. Na qualidade de nossas relações existe uma revelação!

Somos a irmandade que ama e cuida todas as criaturas! Hoje e amanhã, das pedras aos animais, das plantas ao imenso mundo das águas, da terra ao universo, do nosso quintal até a mais distante estrela, do sol e à lua, do ar, do vento, do fogo, dos vermes ao macrocosmo...tudo é a mais bela exultação por causa daquele que os chamou de Irmãos e Irmãs!

Onde estivermos que esteja a mais bela Presença do perdão, da alegria, da harmonia e da Festa! UM FELIZ DIA DE SÃO FRANCISCO!!!

Com abraço fraterno,

Frei Vitório Mazzuco OFM

Imagem, "Cântico do Irmão Sol", de Frei Dito

Amanhã, a terceira parte do artigo A Compreensão Franciscana do Homem

Comentários

Anônimo disse…
Prezado frei Vitório,

PAZ e BEM!
Obrigada.
Que o "dia de São Francisco" do senhor tenha sido de festa, muita paz e alegria.
Louvado seja Deus em São Francisco de Assis e nos frades, seus seguidores.
Denise.

PS- participei, como sempre, da cerimônia do Trânsito ontem e da Missa hoje, no Convento de Santo Antônio no Largo da Carioca, Rio.
Trouxe um "cordão de São Francisco", que segundo falou frei Soneca é uma tradição no Norte/Nordeste. Eu não conhecia. Não é superstição, mas uma bela lembrança do dia de nosso Seráfico Pai.