terça-feira, 2 de outubro de 2007

A Compreensão Franciscana do Homem - 1ª parte


Queremos, neste artigo, refletir sobre o Homem: sua vida, história, projetos, ética, modelo, inspiração e sua postura neste milênio. O Homem no seu mistério, na sua busca, nos mais diversos horizontes de compreensão.

Vamos refletir partindo da compreensão franciscana do homem. Dizemos franciscana por nos espelharmos em Francisco de Assis, cuja vida é uma iluminação que nos pode dar o sentido maravilhoso da existência. Dizemos franciscana porque temos um modelo de grandeza.

Francisco é para nós uma imensa saudade de uma pátria distante do espírito, uma escolha essencial, uma reconquista dura e jovial de uma inocência perdida. Francisco é para nós a alegria de ser, uma loucura e escândalo, um pensamento ávido de realizações, uma palavra portadora de alegria, uma vontade criativa e criadora.

Não se pode compreender ou analisar a história de uma vida sem levar em conta o contexto, o "Sitz im leben", as paixões, vícios e virtudes e as incontáveis experiências do tempo a que esta história se refere.


Amanhã, a segunda parte deste artigo.

Imagem do pintor italiano Cimabue

Nenhum comentário: