NOVOS DESAFIOS PARA UM VELHO TEMA: A FORMAÇÃO FRANCISCANA - 3



>> A Formação Franciscana não é uma atividade em nossa vida; mas é a nossa vida iluminando as nossas atividades. A partir da Formação Franciscana temos que oferecer  um impulso importante.

>> O assunto sempre é atual e sempre retorna quando falamos de Educação, Formação, Animação, Acompanhamento, e nos últimos tempos está surgindo a ideia da Formação Personalizada.

>> Ensinamento e Aprendizado. Passar do Ensinamento (os documentos dizem, os livros dizem, as Fontes dizem, a tradição diz, os estudos dizem, a minha antiga mestra ou mestre disse) para a Aprendizagem (o Discipulado, isto é, não basta ter uma perspectiva religiosa para a vida, escolhi seguir um caminho franciscano e clariano e isto faz a diferença). A passagem do Ensinamento para o Discipulado não é um fácil. Há muita resistência em formar-se. É sentir e assumir uma sabedoria de vida, um conhecimento de um determinado tipo de vida. É permear a vida pelo Evangelho e não apenas passar uma informação técnica. É trabalhar a vida de um modo pleno.

>> O que muita gente hoje chama, por exemplo de Vida Religiosa, é apenas trabalho religioso. Há uma força do fazer e do como fazer, mas nem sempre é nítido o porquê se faz.

>> A Formação Franciscana é um contínuo caminho de Discernimento; uma educação adulta para adultos; que ela possa oferecer elementos de uma pedagogia com valores claramente franciscanos e que ajude a animar a vida cotidiana pessoal e comunitária.

Continua no tema "RESISTÊNCIAS A UMA FORMAÇÃO INSTITUCIONALIZADA"

Comentários