A ESPIRITUALIDADE PRESENTE NO CUIDADO DA SAÚDE - 5



3. A SÍNTESE DOS SENTIDOS GERAIS DESTAS FORÇAS

A força da Educação é reencantar os Sentidos da Vida. E o os sentidos da vida não são um só. Vamos perpassar o Sentido da Vida na Síntese que abraça todos os sentidos:

1. O SENTIDO BIOLÓGICO

Somos de uma bela espécie: a Espécie Humana, isto é mais do que Raça. Raça é etnia, é uma questão mais cultural. Espécie é mais forte. Pertencemos a uma Família Humana. O sentido biológico nos leva a perguntar: qual o sentido de existir Homens e Mulheres sobre a terra e que compõem esta maravilhosa espécie? Ou será que também somos uma espécie em extinção?

Temos que sobreviver como Espécie Humana forte, com subjetividades fortes, como reprodução de um tipo humano forte. Saúde é cuidar da Espécie Humana e não apenas tratar doenças. É dizer: “Eu quero viver ao lado da vida! Eu quero dar sentido a este tempo que me é dado ara viver nesta terra! Eu quero prolongar a minha existência nesta terra!”

O sentido biológico é preparar com qualidade a inevitável curva biológica: vida e morte, finito e infinito. Temos que prolongar a nossa finitude!

Eu não existo só para mim, existo para a Vida em seu todo! É o corpo da consciência planetária, você faz parte de uma família cósmica!

2. O SENTIDO SOCIAL

Ser humano é ser relacional. É redescobrir em cada momento o sentido das relações. Na qualidade de nossas relações existe uma revelação. É viver para! Viver para a família, viver para as amizades,  para os grupos humanos.  É sobreviver na sociedade (o que não  significa ser igual a todos). É a corporeidade. Pertencer a um corpo social. É aperfeiçoar  o currículo, a carreira, os negócios, a empresa, o status. Vencer os medos de mudanças. Ter um papel determinante no grupo. É o corpo social! Você faz parte de uma família humana!

Eu não existo só para mim, existo para os outros!

3. O SENTIDO ESPIRITUAL

Nascer para a sua verdadeira identidade:  estar mais ligado ao Ser que nos faz ser! Nascer para a verdadeira individualidade: ser pessoa forte! É o corpo sutil!

Alimentar de alma o seu corpo para fortalece-lo diante doas apelos do mundo. Cuidar do seu centro sagrado, ter contatos com o que é superior. A felicidade está em buscar esta força divina. É fazer transparecer a nossa face sagrada. A nossa esfera espiritual. Isto não tem limite!

É não enterrar os talentos que Deus nos deu. É encontrar e moldar estes talentos e desenvolvê-los, multiplicá-los, ampliar a vida. Cada dia Deus bate à sua porta e diz: “Você é capaz! O que você faz com os talentos que eu lhe dei?”

Você faz parte de uma família espiritual! Por isso é muito importante conviver com grupos de fé e espiritualidade. Isto é essencial para que corpo, mente, alma e coração sejam mais fortes. Não deixe a sua alma sem energia. Um sentido apenas social e profissional pode criar você sem alma, mas o sentido espiritual não!

O biológico passa. O social é mutante. O espiritual é para sempre!

Continua

Comentários