Espiritualidade


Teilhard de Chardin tem uma frase que, a meu ver, é um princípio fortíssimo da espiritualidade. Ele diz assim: ‘Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual, mas nós somos seres espirituais que passamos por uma experiência humana’. Entender o que significa uma espiritualidade é exatamente isso. Existe dentro de nós uma ponte: uma imagem e semelhança do sagrado, do divino. Essa imagem e semelhança de Deus.
Muita gente, hoje, confunde ser espiritual com ser religioso. Ou, então, deixa a questão da espiritualidade para as igrejas, para pessoas consagradas a causas religiosas. Mas é algo muito maior. Ser espiritual é o poder de transformar a sua vida; transformar a civilização e o curso da história.
Ser espiritual é desenvolver valores pessoais e se envolver com a sociedade e com o mundo tendo como objetivo melhorar o mundo, melhorar as pessoas e a si mesmo. Ver a vida de um modo mais leve; ver o jeito gracioso das coisas; recuperar qualidades, como, por exemplo, o entusiasmo, a alegria plena, a honestidade, a energia, a perseverança, a paz e as forças interiores.


Imagem: Afresco de Giotto

Comentários

Uma lindíssima frase de Chardin. Nós somos filhos de Deus vivendo num mundo que nos foi generosamente concedido por Ele e temos dentro de nós a Luz, o sagrado. É nosso dever distribuir essa Luz a todos, melhorando a vida das pessoas e não só a nossa própria vida.
Um abraço,
Renata Paes