Alteridade: um outro olhar possível - 1ª parte

A Psicologia, a Psicanálise e a Antropologia entendem que o ser humano é, fundamentalmente, um nó (um conjunto articulado) de relações: para dentro (imanência) para fora ( transcendência ) e para os lados ( alteridade ). Quanto mais profunda e intensamente o ser humano buscar viver estas relações... nesta medida será a expressão da sua mais autêntica humanidade.
Na linguagem do Espírito (mística e espiritualidade), chamamos esta tarefa humana de Reconciliação (conciliar sempre de novo, achar o lugar na concha). É um processo de humanização e divinização que atinge a totalidade da existência. Fazer um encontro entre o Humano e o Divino. Ao longo de toda a sua vida, Francisco de Assis viveu esta experiência pascal ( passagem ) de reconciliação com todas as camadas da existência. Foi após um longo caminho de purificação interior, de renúncia, de integração, que ele tornou-se um ser reconciliado. A sua vida foi uma contínua relação com todas as dimensões da existência: a interior (consigo mesmo ), a superior ( com o Sagrado ) e com a exterior ( com a natureza ) .

Amanhã veja : Reconciliação Consigo Mesmo

Comentários

Olá, Frei...
Bom dia! Só para dizer: ótima iniciativa e ótimo texto!!!!!
Paz e Bem.
Cynthia
Anônimo disse…
Frei,
Ao participar de uma palestra sobre internet, em 1999, alguém perguntou para o palestrante por que existia tanta besteira na web - a nova comunicação ainda era um bebê - e poucos sites se dedicavam a uma espiritualidade, por exemplo. O palestrante respondeu: existem poucas páginas porque as pessoas, as instituições e a própria Igreja não descobriram o espaço aberto que existe para isso. O Blog é uma nova ferramenta e através dela o Sr. pode evangelizar, sim, e trocar informações. Um abraço
Anônimo disse…
Bela iniciativa, Frei Vitório! A internet, mais e mais, torna-se espaço de publicação e formação de opinião. Você faz uso de um recurso moderno para divulgar suas reflexões que remetem ao passado e à atualidade, “sempre antigas e sempre novas”. Como dizia o mestre Jesus: “O Reino de Deus é semelhante ao homem que retira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Parabéns! Um abraço!
Anônimo disse…
Poder saborear de textos assim sempre, será uma bênção!
Frei Vitório,
Parabéns pela iniciativa!
Continue iluminado,iluminando...
Na paz!
Anônimo disse…
Tio
Ficamos muito felizes com esta iniciativa, agora poderemos nos comunicar ainda mais, isto tbém vale para o pessoal do grupo de espiritualidade de Agudos.
Bjkas
Anônimo disse…
Tio Vitorinho, gostei muito de estar com você em Agudos,essa foi a melhor de todas as vezes que fui pra lá.Porque eu brinquei muito com os meus amigos além de visitar o museu e escorregar na grama.
Beijocas
Anônimo disse…
Parabéns Fr. Vitório por mais um canal de interação e partilha entre todos.
Toda Paz e todo o Bem!
Cleo
Anônimo disse…
Fr.Paz e Bem!

Que surpresa agradável, é muito bom poder contar com textos de qualidade na net. Parabéns pela iniciativa.

Abraços
Claudia K.
Anônimo disse…
Olá Frei
Paz e Bem
Que legal esta iniciativa.
Parabéns.
Abraços.

Marcello e família - CLPta
Anônimo disse…
Vitório,

A inteligência torna-se sabedoria na medida da partilha e da comunicação dos dons ao próximo.
Mais do que "Mestre" da espiritualidade, vc. é "sábio" pq. descobriu a riqueza de dividir seus dons. E quanto bem faz aos seus confrades e aos seus/suas amigos/as! Que nosso pai S. Francisco seja sempre teu modelo e inspiração.
Com minha estima e meu abraço,
Frei Regis Daher
Anônimo disse…
Parabéns Vitório, pelo Blog assim como à galerinha que tornou possível a produção. Faltou informar que a imagem do cabeçalho, "criada" pela Cyntia é um detalhe do mosaico do Lorenz, que se eu não me engano está num painel do Colégio Bom Jesus,em Curitiba. Espero não estar sendo inconveniente com o comentário mas se o faço é por interêsse e também por saber valorizar quem cria, assim como vooê com os temas que desenvolve com tanta originalidade.
Fraterno abraço do SEMPRE imão Pedro.
Anônimo disse…
Oi Frei,tudo bem!
O blog está demais!!! Parabéns!!! Estou divulgando para várias pessoas...
Beijo e abraço,