PORCIÚNCULA – 1ª parte


Lugar fontal para a nossa mística. Santa Maria dos Anjos: berço da fraternidade! Aqui começou a vida e o amor mútuo. Um santuário mariano-franciscano, lugar – santo, dos mais freqüentado em todo o mundo. É um espaço para rezar, refletir, purificar, encher-se de graça e iniciar novamente o caminho.

Se Assis é a “capital do espírito”, Porciúncula é um lugar necessário a toda humana criatura de nosso tempo: uma etapa, uma luz sobre o caminho. Ali emana um único fascínio: a mensagem pulsante do Evangelho, alegria, serenidade, simplicidade, fidelidade, pobreza...

Foi edificada no século X, no ano de 1045. Pertencia aos monges beneditinos do monte Subásio que ali alimentavam uma “pequena porção” de santuário. O que é o santuário? É um lugar sagrado onde a presença de Deus se manifesta. O mistério presente da divindade é que determina o lugar do culto.

Amanhã, continuaremos falando sobre este Santuário franciscano.

Comentários

Anônimo disse…
Feliz daquele que permite que outros possam "beber da mesma fonte"!
Parabéns pela iniciativa!
Anônimo disse…
Eu quero Louvar e bendizer a Deus por cada vez que eu descubro na internet algo que me aproxima cada vez mais de Deus e aumenta a minha fé, e enriquece os meus conhecimentos a respeito da nossa mãe igreja, e louvo a Deus porque isso é possível para centenas e porque não dizer milhares de irmãos no mundo inteiro, Louvado seja seja o Senhor por a internet quando ela é usada para fins como esse. Paz e ben!