quarta-feira, 20 de junho de 2007

Alteridade: um outro olhar possível - 1ª parte

A Psicologia, a Psicanálise e a Antropologia entendem que o ser humano é, fundamentalmente, um nó (um conjunto articulado) de relações: para dentro (imanência) para fora ( transcendência ) e para os lados ( alteridade ). Quanto mais profunda e intensamente o ser humano buscar viver estas relações... nesta medida será a expressão da sua mais autêntica humanidade.
Na linguagem do Espírito (mística e espiritualidade), chamamos esta tarefa humana de Reconciliação (conciliar sempre de novo, achar o lugar na concha). É um processo de humanização e divinização que atinge a totalidade da existência. Fazer um encontro entre o Humano e o Divino. Ao longo de toda a sua vida, Francisco de Assis viveu esta experiência pascal ( passagem ) de reconciliação com todas as camadas da existência. Foi após um longo caminho de purificação interior, de renúncia, de integração, que ele tornou-se um ser reconciliado. A sua vida foi uma contínua relação com todas as dimensões da existência: a interior (consigo mesmo ), a superior ( com o Sagrado ) e com a exterior ( com a natureza ) .

Amanhã veja : Reconciliação Consigo Mesmo

12 comentários:

Cynthia disse...

Olá, Frei...
Bom dia! Só para dizer: ótima iniciativa e ótimo texto!!!!!
Paz e Bem.
Cynthia

Moacir Beggo disse...

Frei,
Ao participar de uma palestra sobre internet, em 1999, alguém perguntou para o palestrante por que existia tanta besteira na web - a nova comunicação ainda era um bebê - e poucos sites se dedicavam a uma espiritualidade, por exemplo. O palestrante respondeu: existem poucas páginas porque as pessoas, as instituições e a própria Igreja não descobriram o espaço aberto que existe para isso. O Blog é uma nova ferramenta e através dela o Sr. pode evangelizar, sim, e trocar informações. Um abraço

José Carlos disse...

Bela iniciativa, Frei Vitório! A internet, mais e mais, torna-se espaço de publicação e formação de opinião. Você faz uso de um recurso moderno para divulgar suas reflexões que remetem ao passado e à atualidade, “sempre antigas e sempre novas”. Como dizia o mestre Jesus: “O Reino de Deus é semelhante ao homem que retira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Parabéns! Um abraço!

Edite disse...

Poder saborear de textos assim sempre, será uma bênção!
Frei Vitório,
Parabéns pela iniciativa!
Continue iluminado,iluminando...
Na paz!

Giovanna e Jeferson disse...

Tio
Ficamos muito felizes com esta iniciativa, agora poderemos nos comunicar ainda mais, isto tbém vale para o pessoal do grupo de espiritualidade de Agudos.
Bjkas

Isabela disse...

Tio Vitorinho, gostei muito de estar com você em Agudos,essa foi a melhor de todas as vezes que fui pra lá.Porque eu brinquei muito com os meus amigos além de visitar o museu e escorregar na grama.
Beijocas

Cleo disse...

Parabéns Fr. Vitório por mais um canal de interação e partilha entre todos.
Toda Paz e todo o Bem!
Cleo

Anônimo disse...

Fr.Paz e Bem!

Que surpresa agradável, é muito bom poder contar com textos de qualidade na net. Parabéns pela iniciativa.

Abraços
Claudia K.

Anônimo disse...

Olá Frei
Paz e Bem
Que legal esta iniciativa.
Parabéns.
Abraços.

Marcello e família - CLPta

Frei Regis Daher disse...

Vitório,

A inteligência torna-se sabedoria na medida da partilha e da comunicação dos dons ao próximo.
Mais do que "Mestre" da espiritualidade, vc. é "sábio" pq. descobriu a riqueza de dividir seus dons. E quanto bem faz aos seus confrades e aos seus/suas amigos/as! Que nosso pai S. Francisco seja sempre teu modelo e inspiração.
Com minha estima e meu abraço,
Frei Regis Daher

Anônimo disse...

Parabéns Vitório, pelo Blog assim como à galerinha que tornou possível a produção. Faltou informar que a imagem do cabeçalho, "criada" pela Cyntia é um detalhe do mosaico do Lorenz, que se eu não me engano está num painel do Colégio Bom Jesus,em Curitiba. Espero não estar sendo inconveniente com o comentário mas se o faço é por interêsse e também por saber valorizar quem cria, assim como vooê com os temas que desenvolve com tanta originalidade.
Fraterno abraço do SEMPRE imão Pedro.

Renata Bernardo disse...

Oi Frei,tudo bem!
O blog está demais!!! Parabéns!!! Estou divulgando para várias pessoas...
Beijo e abraço,