VIRTUDES A PARTIR
DA ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA - VIII


Mudar conceitos para mudar a nossa maneira de ver as coisas


FÉ: É o princípio esperança, o devir, o já é do ainda não, é a dinâmica de acreditar: no Divino, na Vida e nas pessoas. A fé é ter uma saudade infinita de Deus, uma aproximação rara com o Divino.

MODÉSTIA: É a ausência de qualquer tipo de vaidade, de narcisismo, de exaltação da pessoalidade ou culto da personalidade. É desambição, despretensão, é uma simplicidade pura.

PUREZA DE CORAÇÃO: É o nome que Francisco de Assis dava à castidade. Puritas vem de fonte. A transparência cristalina do ser. O que jorra naturalmente do coração. O que está no esplendor do natural, a essência da naturalidade (virgindade).

DISCIPULADO: Deriva da palavra latina Discere que significa aprender. O aprendizado aqui não simplesmente como um conhecimento técnico, mas um encontro com aquele que ensina. Nesse encontro somos como que atingidos por um chamamento por causa de uma predileção que precedeu toda nossa iniciativa. É buscar, aprender, saber, ver o que é, experimentar, caminhar, exercitar. Identificação com um modo de ser. É receptividade!

GENEROSIDADE: É a ação baseada em valores já trabalhados a partir do nascivo, isto é, da boa educação recebida desde o berço e que continua gerando muita disponibilidade. É estar bem preparado para fazer o que deve ser feito com qualidade. Este preparo vem da terra da própria formação pessoal. Com iniciativa faz com muita naturalidade e segurança.

Continua amanhã

Comentários

Anônimo disse…
Transformação ..., do mundo em derredor através de seus atos mais do que das palavras, seu "modus vivendi". É assim o jeito franciscano de ser e como é lindo, prazeroso e gratificante ver esta transformação acontecer ...
PAZ e BEM, sempre! Alessandro, Maira e o nosso pequeno, lindo e caro Otávio.