VIRTUDES A PARTIR
DA ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA - V

Mudar conceitos para mudar a nossa maneira de ver as coisas


SENSIBILIDADE: É o “sprit de finesse”, isto é, o espírito de plena atenção e cuidado. Colocar todos os sentidos para perceber a vida. Não deixar nada passar despercebido. Afinar o espírito para ver, sentir e exercitar a atenção. O franciscanismo nos ajuda a criar uma estética da sensibilidade, isto é, ter gestos de leveza, delicadeza, sutileza nas atitudes e relações.

SERVIÇAL (a Vassalidade): É servir por Amor. Não é qualquer atividade feita simplesmente por fazer, mas é contribuir com o Criador e seus atos de Cuidado pela vida. É uma ação bem produtiva, bem atenta às necessidades dos outros. Não é uma ação que se faz visando o lucro; mas é estar gratuitamente voltado(a) para as pessoas e para a vida. Não fazer simplesmente por dinheiro, mas por uma causa nobre. Para Francisco de Assis, isto o moveu a servir leprosos, trabalhar com camponeses. Para ele o serviço faz parte da conversão. O estar junto com determina o lugar social que se quer abraçar e morar. Toda a ação que você faz está na dependência de servir. Você é servo e se faz naturalmente servo. A sua autonomia, liberdade e realização está em servir o Maior. É um modo concreto de viver a Minoridade.

CORTESIA: Maneira como o outro(a) deve ser amado(a) verdadeiramente. Um relacionamento de respeito, retidão e sinceridade. É a acolher o outro(a) na sua grandeza. É colocar a pessoa num acolhimento de bondade, num clima de bondade para que se sinta boa. Deixar transparecer uma serenidade existencial. Um tratamento seguro e amável que eleva a pessoa. É o cuidado com as palavras. Uma palavra dita de um modo sereno e humano motiva e recupera o humano. A cortesia reluz através de gestos de fraternidade, mansidão, gentileza, paciência, afabilidade e serenidade. Ser cortês é um modo de comportar-se diante do ser humano; às vezes é a forma de enfrentar o lado sombrio do ser humano, sabendo tratar o outro(a) nas suas diferenças.

Continua amanhã

Comentários

Anônimo disse…
Lindo, cortês, generoso, gratuito, constante, simples, humilde, algo inocente porque puro, sincero, fraterno. Como seria bom se os homens se deixassem moldar pelo Amor Franciscano como o fazem as crianças em sua pureza e inocência. Paz e Bem sempre e, mais uma vez, Frei, obrigado pela "homenagem".
Seus amigos Alessandro, Maira e Otávio (cada vez mais lindo, não é?)