quarta-feira, 30 de novembro de 2016

FRANCISCO DE ASSIS, TERNURA E VIGOR

Recomendo sempre a obra São Francisco de Assis, Ternura e Vigor, de Leonardo Boff, Vozes, Petrópolis, 2003. Francisco atravessa séculos com sua vida inspirando vidas. Leonardo Boff, com sua alma franciscana, capta o melhor do Pobre de Assis e o aproxima de nós na Ternura e no Vigor.

Este é um livro que transmite um conhecimento especial: a espiritualidade e a afetividade, a profecia e o compromisso e qualificar que a vida e o humano não se separam! Mundo, convivilidade, amor, sensibilidade, cuidado, compaixão, humanidade, desejo, irmandade, estar junto com os pobres, integração, experiência do Sagrado, encarnação, masculino e feminino, eros e ágape, democracia cósmica, o universo interior reconciliado com o cosmo exterior, virtude, ascese, fraternidade, libertação que gera o belo e bom, o justo e o livre, a fé, uma Igreja  próxima e popular, seriedade evangélica e leveza de encanto, no dizer sejam bem-vindas todas as coisas, a irmã morte e as negatividades, a vida se qualifica por uma resposta clara ao Amor.

Tudo isto jorra nesta obra como uma cristalina fonte. Um encontro com a verdade feita na história, no coração paterno e materno de Francisco e no jeito irmão e mestre, simples e luminoso, poético e terapêutico, teológico, terno e vigoroso de Leonardo Boff.

FREI VITORIO MAZZUCO

Nenhum comentário: