O poder da bênção de Santo Antônio



Todas as terças-feiras, e especialmente agora em junho na Trezena, aparece de um modo forte e devocional a maravilhosa bênção de Santo Antônio: “Eis a Cruz do Senhor, afastem-se para longe de vós todos os inimigos da salvação. Venceu o Leão da Tribo de Judá, Jesus Cristo, Nosso Senhor! Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo!”. Não é uma fórmula apenas pronunciada entre os murmúrios das preces, olhos fechados e braços abertos do povo devoto. Não é uma prática repetitiva e vazia, mas sim um gesto visível da maravilha que é a generosidade divina, e a qualidade religiosa da admiração que essa bondade do Senhor causa nas pessoas, através da bondosa presença de Santo Antônio. A bênção é um dom que atinge a vida e seu mistério. É a bendição! É preciso dizer o que vem das fontes do bem; algo que não depende apenas da ação humana, mas precisa do poder de Deus.

A bênção é dom criador e vivificante, reproduz em forma de preces e ação de graças, a graça de Deus manifestada. É doação! É a beraká, um verdadeiro presente, uma troca de bens e de dons; um desejo de vida e felicidade. A bênção é a saudação do caminho, cortesia, exclamação de alegria diante da força de sentir-se escolhido. Santo Antônio é o santo da mediação, esta ponte de ligação para tocar e ver a terna, paterna, materna e afetiva presença de Deus. Santo Antônio é lírio e pão, este modo bem caseiro de Deus nos dizer: “Eu te dou a minha bênção"! Na tradição franciscana e antoniana de todas as terças-feiras, e agora neste tempo das Trezenas de Santo Antônio, é muito bom unir-se ao povo, que de um modo muito simples busca pelo poder da bênção, reconstruir a sua vida às vezes tão despedaçada, olhando ternamente o seu Santo amado, escrevendo bilhetes e cartinhas para ele, acreditando firmemente que ele lê e responde! É um tempo de ladainha, procissão, cantos, festa e certezas. Tempo em que multidões acorrem às igrejas dedicadas a Santo Antônio. Recebem uma chuva de água benta, contam seus milagres, fazem pedidos, entregam seu coração para que o Santo dê um jeito neste modo tão humano, simples e divino que é o Amor. Santo Antônio, rogai por nós! Intercedei a Deus por nós!

FREI VITÓRIO MAZZUCO

Comentários