Fraternidade cuidadora



Saúde é estar na família que se escolheu


Moro em Bragança Paulista, SP, numa Fraternidade com vinte confrades. Frades que trabalham na Universidade São Francisco, frades que formam a Fraternidade Cuidadora e treze frades idosos e em tratamento. Ali convivo com o que diz a Regra Não Bulada: "Se algum dos irmãos cair enfermo, onde quer que estiver, os outros irmãos não o abandonem, a não ser que se constitua um dos irmãos ou mais, se necessário for, que o sirvam como gostariam de ser servidos” (Rnb 10,1).  Viver assim é confirmar a identidade fraterna da Ordem. Se um Irmão não tiver lugar para ficar na hora que mais necessita, é sinal que a identidade da instituição enfraqueceu. A doença física não dói tanto, nem faz sofrer, como estar longe do ideal que se abraçou. Sadio é não afastar do relacionamento humano. Temos enfermeiros e enfermeiras exemplarmente dedicados, visita médica constante, mas é a Comunidade que assumiu estar com todos ali, formando com todos os atendentes uma única célula fraterna.

Saúde é estar na família que se escolheu. Saúde é organizar todos os gestos de amor e cuidado. Saúde é ter os irmãos e irmãs enfermeiros, médica e fisioterapeuta fazendo o que não sabemos fazer clinicamente. No campo do amor que é cuidado, temos que ser especialistas. Bonito ver ali gestos de caridade como especialização de cada um. O irmão enfermo recebe remédios, fisioterapia, alimentação adequada e terapias diversas, porém todos não vivem somente de cuidados técnicos, mas recebem a dose certa de carinho, aconchego e presença.

Nossa Fraternidade Cuidadora não se caracteriza como lugar de doença e velhice, mas como lugar de convergência de sentidos: todos entregaram sua vida até o limite possível. Também não é uma casa em que vem para esperar a morte chegar. Não podemos aceitar a doença e os limites da idade como um confronto com a morte. Saúde é estar sempre do lado da vida, reconciliando-se com ela e abraçando o que vier. O hoje do cuidado, para agradecer o ontem da entrega, é o futuro garantido na certeza da eternidade.

Foto: Fraternidade de Bragança Paulista durante a visita do Ministro Geral Frei Michael Perry em 2014

FREI VITÓRIO MAZZUCO

Comentários