terça-feira, 15 de setembro de 2015

SÃO FRANCISCO E A EUCARISTIA


Nas Admoestações 1, Francisco de Assis fala sobre o Corpo do Senhor, a Eucaristia. O Espírito do Senhor que está em nós recebe o Senhor Jesus que está na Eucaristia. É a visibilidade e o gosto do Espírito. Ver um Deus feito homem, corpo, sangue e pão. Um Deus presente que nos abre os olhos do Espírito, que nos permite vê-lo pela fé. É o Espírito que vivifica, que dá a carne, que corporiza. Sem o Espírito, a matéria de nada serve. O Espírito habita nos que creem e nos que recebem o Corpo e Sangue do Senhor. Quem crê come e bebe a própria compreensão. Há uma obra do Espírito na Eucaristia, uma íntima conexão. Ver o Corpo e Sangue com o olhar da fé, com os olhos do Espírito, é a prova que as palavras são espírito e vida (Jo 6,63).

Diz Francisco: “ (...) diariamente ele vem a nós sob a aparência humilde; todos os dias ele desce do seio do Pai sobre o altar nas mãos do sacerdote. E assim como apareceu aos santos apóstolos em verdadeira carne, também a nós se nos mostra hoje no pão sagrado. E do mesmo modo que eles, enxergando sua carne, não viam senão sua carne, contemplando-o contudo com seus olhos espirituais creram nele como no seu Senhor e Deus (cf. Jo 20,28), assim também nós, vendo o pão e o vinho com os olhos do corpo, vejamos e creiamos firmemente que é vivo e verdadeiro o seu santíssimo corpo e sangue” (Ad 1, 17-21).

Continua

Um comentário:

Rosana Padial disse...

Deste lugar de quem é da igreja e de uma ordem religiosa ninguém pode te contestar. Ai está o seu conhecimento. Os conflitos de conceitos e valores se apresentam quando há ousadia em sair dai, e adentrar no universo das humanidades.