SÃO DAMIÃO, O ESPAÇO ONDE JORRAM AS VIRTUDES DE CLARA E DAS CLARISSAS

Em São Damião, vivência fraterna é concretude do amor 


Tomás de Celano, em sua Vida Primeira, cap. 8, faz um panegírico às Clarissas que habitam São Damião. Como primeiro secretário da Ordem em seus primeiros momentos, ele está bem próximo das origens e não faz ficção. Relata tudo o que recebeu oral e por escrito. Se está na Cúria está nas notícias, relatos e testemunhos, além de que muita coisa viu e acompanhou pessoalmente. A precisão da sua linguagem não depende somente de sua facilidade em escrever como um bom literato, mas como quem esteve lá. “Pois, antes de tudo, vigora entre elas a especial virtude da mútua e contínua caridade que de tal forma une as vontades delas” (1Cel 19,2). Em São Damião, a vivência fraterna é a concretude do amor. Atos, gestos, dedicação total a cada Irmã faz com que o Amor não seja apenas um detalhe de um elenco de virtudes, mas a alma de cada prática. Estar juntas é ser amada. Estão todas na mesma força do Amor “que morando juntas quarenta ou cinquenta no mesmo lugar, o mesmo querer e o mesmo não querer fizeram nelas de diversos um único espírito” (1Cel 19,2).

As Clarissas que vivem em São Damião possuem naturalmente a humildade, esta fecundidade escondida; a força interior que não somente aparece, mas transparece. A grandiosidade recolhida da vida das Clarissas revela uma identidade que não precisa de publicidade. Fala por si só. No silêncio de São Damião, a revelação de uma consistência interna que vai mostrando levemente o mistério. A humildade é seu barulho. Por isso diz Celano: “Em cada uma brilha a gema da humildade que de tal modo conserva os dons concedidos e os bens recebidos dos céus que merecem as demais virtudes” (1Cel 19,3).

As Clarissas que vivem em São Damião habitavam o natural do Amor, e no natural da  pureza onde beberam aquelas mulheres, nos leva à compreensão da virgindade. Quando o coração se aquieta na busca do Amado, o melhor da pureza nos é revelado. Abrir o coração para um Amor tão grande é não ter barreiras para o Sagrado. Simplicidade, silêncio e pobreza desciam sobre a pureza daquelas mulheres.

As Clarissas que vivem em São Damião nos ensinam que virgindade é transformar a energia do Amor para um outro Amado escolhido do coração: o Cristo Esposo. Mulheres autênticas, fizeram da vida naquele lugar o mais natural do Amor, realização e liberdade de espírito.  Ao abraçar a profundidade do Amor, iluminam o mundo, com Clara, na claridade da luz que ultrapassa as paredes do Mosteiro. Por isto Celano diz: “(...)o lírio da virgindade e da castidade de tal maneira asperge todas com admirável odor que, esquecidas dos pensamentos terrenos, elas desejam meditar unicamente os celestes, e de fragrância dele nasce tão grande amor para com o Esposo eterno nos corações delas que a integridade deste sagrado afeto exclui delas o costume da vida anterior (...) todas foram marcadas pelo título da altíssima pobreza a ponto de mal ou nunca consentirem em satisfazer a extrema necessidade do alimento e da veste” (1Cel 19,4-5).

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários