FRANCISCO DE ASSIS – ENTRE HISTÓRIA E A MEMÓRIA

Constantemente surgem livros sobre São Francisco de Assis. Indico para os que amam conhecer Francisco de Assis este livro de André Vauchez, Francisco de Assis. Entre História e Memória, Martins Fontes, SP e Instituto Piaget, RS, 2013.  O autor é um grande historiador, membro da Escola Francesa de Roma, é especialista sobre santidade e espiritualidade medievais. Esta sua premiada biografia sobre São Francisco de Assis tem forte fundamentação histórica e é exatamente a perspectiva histórica com que aborda São Francisco que faz o diferencial desta obra. O autor pesquisou por 30 anos, período em que viveu na Itália, os textos franciscanos e as biografias franciscanas. Como diz a quarta capa desta obra: “André Vauchez mostra a novidade e a originalidade da mensagem franciscana, a sua nova relação com a Sagrada Escritura, a sua ligação a Deus, à natureza e ao mundo”.

O autor passa pela bibliografia e pela cronologia e pelo Testamento de Francisco, que são obras essenciais para a fundamentação histórica. Diz o texto: "Uma obra que não teme reconhecer as dificuldades e os afastamentos em relação ao projeto inicial do Santo. Os frades menores, no seu conjunto e desde a sua origem, jamais traíram ou abandonaram a sua mensagem. Nenhuma Ordem religiosa conseguiu manter com seu fundador uma relação afetiva tão forte e escutar as suas palavras durante tantos séculos”.

Esta obra tem o mérito de ir à riqueza das Fontes Franciscanas. Muito se escreve sobre ele, mas em geral cada autor ou autora juga conhecê-lo de modo suficiente para interpretá-lo a seu modo. Assim, Francisco de Assis é visto sob vários aspectos: asceta, louco, poeta, estigmatizado, fundador de uma grande Ordem religiosa, modelo de ortodoxia católica, reformador da Igreja, herói romântico, “detentor de um cristianismo evangélico e místico esmagado pela instituição eclesiástica”, defensor dos pobres, promotor da paz entre os seres humanos e religiões, apaixonado pela natureza é o patrono da ecologia, santo ecumênico. Então, qual é o Francisco verdadeiro? Vamos ler mais esta obra! Ela traz respostas.

FREI VITÓRIO MAZZUCO

Comentários