A RIQUEZA DA ICONOGRAFIA FRANCISCANA – Final

 AS CANÇÕES FRANCISCANAS - FINAL


E como não falar da mítica canção que ganhou o mundo inteiro como tema do filme "Irmão Sol e Irmã Lua: Doce é Sentir!" Que fascínio incrível exerce uma espiritualidade cantada em prosa e verso e com a força expressiva de inspiradas canções! A música franciscana quer mostrar este frescor espiritual de originalidade e energia criativa para fazer a mística franciscana mais viva que nunca. Sua atualidade não cessa de crescer. Todos nós somos produtos de uma cultura que exerce sempre uma influência, uma hereditariedade, um comportamento, uma personalidade. Vivemos sempre num estado de aprendizado e a cultura é como se fosse a nossa segunda natureza. Há um movimento místico na vida e a música e a dança ritualizam o mistério velado e revelado. 

Continuemos a imaginar este santo, Francisco de Assis, que nasceu no século XIII, o século do Amor, dos trovadores, dos bardos e menestréis, da cultura cortês-cavaleiresca, das cantigas de gesta, das cantigas de amigo e cantigas de amor. Vamos imaginar um santo nascido no tempo de valores que eram cantados: alegria, cortesia, gentileza. Na Idade Média cantar era uma filosofia de vida com forte influência da literatura provençal que tinha a necessidade de exaltar um amor puro, para instaurar a arte de viver. 

Francisco veio da época dos trovadores. Trovador vem de trobar, isto é, inventar, criar, compor. Por isto e por muito mais que coloco aqui as Canções Franciscanas como um ícone do franciscanismo. Por quê? Elas mostram a fidelidade incondicional ao Rei dos Reis, a audácia heroica, a defesa dos fracos, render homenagens e renovar louvores. Francisco nos ensina a exprimir e traduzir as aspirações mais profundas com uma linguagem humana e simples. Ele olha a vida como um trovador, mas com olhos divinos. Ele nos colocou no caminho da paz e do bem. Diz Celano: “Abraçava a todos os seres criados com um amor e uma devoção da qual exortava a louvar!” (2Cel 165).

Imagem: Captura de tela do filme "Irmão Sol e Irmã Lua"

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários