A RIQUEZA DA ICONOGRAFIA FRANCISCANA – 42

 AS CANÇÕES FRANCISCANAS - PRIMEIRA PARTE


Religiões, ritos, espiritualidades, movimentos, crenças e grupos têm suas músicas. Cada palavra cantada renasce nela mesma, pois a dança, liturgia e música sempre ampliaram experiências muito profundas nos caminhos da fé. A música religiosa nos coloca de rosto no ombro de Deus. Vi tanta gente fazer da canção emoção e conversão, contemplação e meditação. É quase um clichê dizer que cantar é próprio de quem ama; mas a música tem o dom de mexer o caldo dos sentimentos.  

Sou suspeito para falar das Canções Franciscanas por ser um frade menor, mas elas têm uma simplicidade tamanha que acordam em mim mensagens compassadas do Evangelho e do Espirito do Senhor com o poder da melodia.  Em Francisco de Assis o espírito que fraterniza e confraterniza é o espírito que gosta de cantar. É um jeito místico e festivo de passar o encanto da mensagem. É como dizer: Eu te ofereço a Paz e o Bem como uma bênção cantada e encantada. O gostoso da música que vem de fontes espirituais é que ela não assusta, mas oferece intimidade. A Canção Franciscana sempre cantou e canta ao mundo, ao universo, a imensa aglomeração de criaturas e espalha ao mundo uma força de amor em cada detalhe.

Em todas as línguas do mundo, com diversidade de melodias, com forte inspiração o Cântico das Criaturas traz em versos e compassos rítmicos a vida inteira.  Acorda em acordes este Deus tão junto de nós: a terra inteira proclama a Sua Presença; as manhãs esperam o Irmão Sol, os pássaros voam seu ballet harmonioso, plantas, água, ar, fogo, lua, estrelas e flores são celebração. A Canção Franciscana é necessária porque a sensibilidade, a poesia, a vida e a beleza são tão necessárias! Ela canta o mar e o altar em ondas de consciência: Ele está aqui e Sua Perfeição está ali! A Canção Franciscana faz você voltar para a casa e descansar um pouco bem lá dentro daquele espaço tão seu. A música desce como uma ducha sobre você e é seu banho purificador.

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários