A RIQUEZA DA ICONOGRAFIA FRANCISCANA – 43

 AS CANÇÕES FRANCISCANAS - SEGUNDA PARTE


As Canções Espirituais repetem versos e palavras para criar um ritmo interior e isto se faz meditação e oração. É tão bom celebrar o orvalho, a chuva, o vento cantando no céu. Cantar franciscanamente é unir os objetos à substância. O Canto Franciscano faz você tornar-se um com o Todo, faz um encontro, uma fusão de alma e matéria, faz você mover-se no conhecido e no desconhecido. É bom cantar cantos espirituais, eles são como oásis no deserto; na imensidão fazem encontrar minúsculas fontes com grandes energias para continuar um caminho com a sede saciada. 

Quem de nós, franciscanos e franciscanas, ou não, um dia já não ouvimos, balbuciamos, cantamos e rezamos com estes versos das canções que elenco aqui como uma Antologia Musical Franciscana: Ó sanctissima anima, in cujus transitu; Salve, sancte Pater, patriae lux forma Minorum; Neste encontro fraternal, eis, irmãos nosso ideal, o Senhor é a riqueza da vida em pobreza; Cai a tarde de inverno impiedoso e Francisco e Leão sob a neve caminham; Excelso, onipotente Senhor, concedei-nos, peregrinos, que sigamos vossos passos no caminho do amor!; Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz; Houve um homem chamado Francisco, que na vida o Evangelho encarnou; Irmão Francisco se fez ideal de vida, plena vida se tornou.

E tantas canções que cantamos nos Encontros, Capítulos e Celebrações, tais como: Irmão sol, com Irmã Luz, trazendo o dia pela mão; Grande poderoso e bom Senhor, a ti toda glória e homenagem!; Irmão Francisco, irmão de todo irmão, Clara de Assis, irmã de toda irmã; Lá vai São Francisco pelo caminho; Meu amigo deixou seu dinheiro, sua herança e tudo o que tinha; Meu Deus e meu Tudo, meu Deus e meu Tudo, eu vou rezar; Mas ele, é o exemplo de vida que eu trago no coração, o espelho da perfeição; No meu sonho caminhava tão feliz; Ó Francisco, esposo da pobreza, roga grande Pai, por nós!; Pobre tugúrio este coro de Irmã Clara.

Quem és tu, Altíssimo Senhor? E quem sou eu?; Salve Mestre, Pai amado, Serafim de santo amor; Salve, ó São Francisco, que do pé das fragas, vens assinalado de sagradas chagas; Senhor, que queres que eu faça, Senhor que queres de mim?; O Senhor nos abençoe e nos guarde; Quando o fogo do amor ardeu no peito; Clara como o sol, iluminou o meu caminho; Cristo quero ser instrumento, de tua paz e do teu infinito amor; Altíssimo, glorioso Deus, ilumina as trevas do meu coração; De Francisco, ó terceiros ditosos; Fazei-me, Senhor, instrumento de vossa paz.

E continuamos recordando: Francisco, que trazes para hoje uma lição de amor; Eu prometi, fiel serei: por toda vida à santa Regra Franciscana; Senhor, que queres que eu faça? Senhor que queres de mim?; Não perca de vista seu ponto de partida; Hoje eu te saúdo, Senhora dos Anjos; Santo Antônio, rogai por nós; Canta Francisco, do jeito dos pobres; Clara, ó Clara, me diga porque, Que foi que Francisco falou pra você? 

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários