COMO E COM OS TRÊS REIS MAGOS: VAMOS AO PRESÉPIO! - 2


Deus vem morar na casa que ajeitou para todos e acendeu dentro dela o brilho da presença. Uma antiga escritura hindu diz: “Quem sabe e pode dizer quando passou a existir a criação? Foi a partir do momento que, numa explosão de luz, uma centelha da luz divina nos alcançou dentro de nossa moradia. A escuridão passou”.

Como os Três Reis Magos vamos procurar o lugar real onde Ele está, e fazer disso um pensamento eterno, uma constante recordação, uma luz diária que nos desperta para um Deus morando ali dentro de nós, em meio a nós e em nosso chão. Como esquecemos disso no dia a dia, o Natal vem nos lembrar cada ano. Os Magos foram embora, mas retornam. Ajeitamos o terreno para Deus. Colocamos neve onde não tem neve, colocamos árvore no deserto, e frutos multicores em galhos secos,  colocamos colorido de luzes onde tem que piscar certezas, colocamos verde, transformamos o deserto do Oriente e Ocidente em primavera e verão. O Natal é a festa de todas as estações. É o Solstício. Entre inverno e verão, entre outono e primavera a Luz tem sempre o que fazer.

Como os Três Reis Magos nós chegamos naquela paisagem e fazemos um encontro de reinos: mineral, vegetal, animal, sideral e espiritual. O Presépio é a Criação mostrando a Lei harmoniosa onde todas as coisas convivem bem. Quem não se sente bem olhando para uma Criança? São as leis do universo nos despertando para um evento do Espírito. Esta Criança vem desejar: santidade e humildade, saúde e paz para o mundo!

Os Três Reis Magos nos ensinam com muita sabedoria: se você pode olhar o céu, numa noite linda, ou numa noite chuvosa de verão, o que está ali vai ser uma senda do entendimento. Você vai compreender o significado místico de uma Estrela Brilhante que passa ser Estrela Guia. Não há sabedoria sem olhar para o alto. E lá foram eles levando presentes, indo para o leste, buscando norte e sul, quem sabe no oeste, mas  com a certeza de que em algum lugar Alguém vai  dar a sabedoria, amor e imortalidade. Não é isto que brilha em nossos sonhos? E eles chegaram onde estava uma Trindade Divina em forma de família, o jeito encarnado do Amor não ser sozinho. Se encontraram um Presente indicado pelo céu, não tem como não retribuir com ouro, incenso e mirra. Tem que devolver, tem que retribuir ao divino: sabedoria, vida e amor; tudo numa grande devoção.

Os Três Reis chegaram lá onde estava o real, o primeiro e definitivo presépio. Francisco de Assis, como o quarto sábio, chegou e refez a paisagem bem corporificada. Um dia Deus se encarnou na Palestina, em Belém de Judá. Um dia,  Francisco de Assis representou isto em Greccio da Umbria, com pessoas  vestidas de personagens da Palavra que se fez Carne. A Encarnação veio mostrar para nós que corpo humano é casa de Deus, templo sagrado, símbolo microscópico do universo inteiro. Deus achou lugar em nós. Temos que achar o lugar Dele em nós e em tudo.

O Natal é a festa da chegada ao lugar do Mistério, uma festa da consciência. Quando a consciência é espiritualizada, uma Estrela é revelada dentro de nós. Um caminho espiritual está traçado, uma terra como solo sagrado está demarcada. Podemos, então, olhar esta terra com um olhar espiritual. Os Magos chegaram lá porque seguiram uma estrela que apareceu mais brilhante que as outras. Os Magos nos ensinaram que olhar a estrela é mergulhar no infinito, é ser transportados a um glorioso estado de iluminação espiritual e ir percebendo pelo caminho a humanidade que precisa de visita, presença e cuidado. Chegaram ali e viram um Deus despojado e pobre. Sem lugar e sem teto, tendo um estábulo por tenda e uma manjedoura como berço. Mas ali estava um Deus que queria nascer assim no lugar onde muita gente vive: sem ter nada. A partir de então a humanidade começa encontrar a esperança, a beleza, a alegria, a felicidade, estas coisas de bem aventurança. Esta Criança recuperou em todos aquilo que ninguém pode tirar: sonho, força e beleza. Dignidade do projeto humano, agora abraçado pelo Divino.

Continua 

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários