NA COMEMORAÇÃO DAS MÃES


Minha mãe abraçou o céu há dois anos e cinco meses. Ela prova que saudade é a presença de uma vida plena de sentido. Comemorei com ela, em vida, O Dia das Mães com carta, cartões ,presença no próprio dia, o almoço, o presentinho, ou então, quando ausente o insubstituível e esperado telefonema. Hoje, quando minha mãe já não está mais fisicamente presente, é mais forte ainda a memória do seu ser. O mistério vivo de mãe é perene. É a Deusa Mãe nos Sagrados contornos da gente. Esta união religioso cósmica que nos deu vida do Ser e vida biológica.A Energia de Amor e matéria que recriam a vida. Mãe é encarnação da criação divina. Mãe é mulher elevada, mulher do constante cuidado que gera esta imortalidade. Viva ou eternizada a mãe acompanha todos os nossos passos para sempre. Gosto quando dizem para as crianças que a vovó ou a mamãe que morreram viraram estrela. É como diz Tagore: “ Estás escondida como uma estrela por trás da colina e eu sou um andarilho na estrada”.

Mãe tem a beleza própria dos que são sempre bons. Uma semeadora da virtude chamada paciência. Um coração que bateu o ritmo da primeira música que aprendemos: a sinfonia do colo. Uma mulher que custa adoecer para curar as contínuas febres da gente. Ela sempre melhorou a si mesma sonhando a nossa transformação. Ela é o nosso lar verdadeiro que se dissipa depois que ela não mais está; mas o que ensinou para nós do que é construir uma Casa, isto arquitetura nenhuma pode nos dar. Ela é o apogeu de todas as palavras, de todas as preces, de toda nossa impregnada carência. Nossa luz interior e modelar figura de fidelidade e entrega. Pelo Dia das Mães abraço todas as mães de minha família, as minhas amigas que são mães, as mulheres mães que constroem a minha história. Coloca-as todas sob a proteção da Virgem Mãe! Aliás todos nós nascemos de uma virgem! À todas o meu abraço, sintonia e prece!

Comentários

Ingrid koschky disse…
Frei Vitório, fiquei emocionada com suas palavras sobre a Mãe.Tb agradeço seus votos nesse dia, aliás, dia das mães deveria ser "todos os dias"..