FRANCISCANAS PALAVRAS - II


9. Francisco, ao dispor-se à vida, ao buscar o que ele mesmo não sabia, deixou-se conduzir por um real confronto com o Evangelho e assim foi conduzido ao que procurava.

10. Ser Franciscano é ter paixão pela Paixão do Senhor.

11. Este é o modo de ser natural de Francisco: pródigo, nobre, jovial, cordial, magnânimo, generoso, simples e amigo.

12. Francisco é uma vontade boa bem trabalhada.

13. Com São Francisco vamos aprender a ouvir uma inspiração e encontrar em São Damião o nosso chão.

14. É difícil fazer aparecer o modesto que é a força de Francisco; nós sempre tendemos à uma interpretação tecnológica, aclesiológica, teológica, acadêmica demais.... e ficamos longe da sua vivência.

15. Usar um hábito, cortar cabelos à moda da antiga tonsura, jejuar, vestir-se de pobre só porque São Francisco apresentava-se assim não é interessante para nós modernos. O mais importante é entender a Força Originária que está aí.

16. Francisco permaneceu porque tinha consciência historial. A pertença historial gera força, coerência, pertença à uma grande família.

Comentários

Anônimo disse…
Ser Franciscano e partilhar experiências e o pouco que somos e temos com o muito que precisa e tem sede de ouvir ou ver no olhar do outro um simples Paz e Bem fontal, autêntico, profundo, ... É a gratuidade, o desapego, o comprometimento, a simplicidade e a inocência personificados no modo de agir original do homem ou no simples cotidiano de uma criança.

Parabéns, Frei, pela felicidade de ser inspirado para dizer palavras tão belas e através delas e de seu viver transmitir-nos um muito do que é ser Franciscano (aguardamos as sequências, se houver), abraço fraterno dos amigos ALESSANDRO, MAIRA e OTÁVIO
Anônimo disse…
Caríssimo Frei Vitório,a alegria e a emoção transbordam em minha alma, ao encontrar seu maravilhoso blog.Nosso livro Cativos na Liberdade- segue sendo reconhecido em vários países, a despeito da total falta de apoio da Editora Vozes.Agradeço de todo coração a sua ajuda.Sua imensa fraternidade e singular inteligência, disponibilizadas em prol da pessoa humana,resgata o legado Fransciscano.Abraço comovido de seu humilde admirador,Marilton Velasco.