NOS PASSOS DE FRANCISCO – 9


 INFLUÊNCIA CULTURAL DA ORDEM

A Ordem Franciscana tem uma presença e uma influência cultural muito grande. Esteve e está em todos os ramos da ciência. Frei Lucas Wadding, que foi grande arquivista, biógrafo e analista da Ordem, publicou em 1650 o livro Scriptores Ordinis, e nesta obra já citava 1.931 franciscanos bastante eruditos, entre os Frades Menores, Conventuais e Capuchinhos, que escreveram em todas as temáticas culturais possíveis. Foram 147 frades que comentaram o célebre livro de Pedro Lombardo, Mestre das Sentenças; e mais de 200 frades que escreveram ensaios sobre Aristóteles.

Os frades estiveram nas Universidades de Paris, Oxford, Bolonha, Cambridge, Colônia, Tolosa, Alcalá, Salamanca, Erfurt, Viena, Heidelberg, Murcia e Fulda, ensinando Filosofia e Teologia e outras demais ciências.  Tinham suas cátedras sem se deixarem prender no orgulho de pertencer a uma academia.  Duns Scotus, Alexandre de Hales, Adão de Morisco, Peckham, e Guilherme Ockham, todos franciscanos deixaram um legado de seus ensinamentos, pensamento e obras para o mundo.

O primeiro professor de Teologia da Ordem Franciscana foi Santo Antônio de Pádua, a pedido do próprio São Francisco de Assis que pediu a ele que ensinasse em Bolonha, em 1223. Seus sermões e comentários, escritos em latim estão traduzidos em português e são o testemunho do quanto ele ensinou nos púlpitos e nas cátedras. Para ele, São Francisco escreveu numa carta: “Eu, Frei Francisco, desejo saúde a Frei Antônio, meu bispo. Apraz-me que ensines a sagrada teologia aos irmãos, contanto que, nesse estudo, não extingas o espírito de oração e devoção, como está contido na Regra” (Ant).  O fato de chamar Santo Antônio de Bispo, não se referia à ordenação episcopal, mas sim a um título usado na Idade Média para os pregadores autorizados, que participavam do munus praedicandi, isto é, tinham a função, a missão de pregar passando grandes ensinamentos.

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO FILHO

Imagem: Santo Antônio, de El Greco (Wikipedia, domínio público)

Comentários