EVANGELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO - FINAL

 

Segundo Paulo VI na Evangelii Nuntiandi, evangelizar significa “levar Boa-Nova a todos os ambientes da humanidade e, com o seu influxo, transformar desde dentro, renovar a própria humanidade” (n.18). Já o termo “pastoral” diz respeito ao empenho de organizar as ações evangelizadoras dos cristãos, ela está ligada a realidades específicas, a necessidades prementes. Faz uso de meios adequados para se chegar a fins predeterminados. Compete à pastoral cuidar da organicidade e da processualidade das ações evangelizadoras dos cristãos. 

 A pastoral cumpre a tarefa de concretizar setorizando o processo de evangelização. Ela é parte do processo de evangelização e está referida a uma comunidade guiada de algum modo por um pastor. Evoca a ideia de acompanhar, doutrinar, ensinar, conduzir, A tradição cristã utiliza a metáfora do pastor de ovelhas para simbolizar o cuidado de Deus pelos seres humanos.

Em termos teológicos, a pastoral é a ação evangelizadora organizada da Igreja no mundo. Pastoral remete à práxis que é ação transformadora, porém, articulada com a reflexão; práxis não é, como comumente se afirma, um simples sinônimo de prática, de ação ou comportamento. Não é oposto de teoria. Práxis é aqui entendida como forma concreta de desempenho histórico; é o agir consciente da história. A práxis cristã é a concretização consciente na vida do alcance ético-histórico da fé. A pastoral pressupõe atenção à realidade concreta das pessoas, é a práxis cristã que visa responder aos seus apelos em seus contextos vitais” (Obra citada, 59).

CONCLUSÃO

Precisamos muito das motivações evangélicas e franciscanas no nosso Projeto Educacional. Nós estamos nos ombros daqueles que vieram antes de nós e nunca esqueceram desta verdade: fazer do franciscanismo na educação uma presença evangélica, mística e profética.  Precisamos viver isto sempre de forma nova, com muita abertura para as surpresas do Espírito. O franciscanismo é uma grande inclusão em meio à diversidade, é um dom para o mundo, uma tradição viva e verdadeira que atravessa séculos. Possui uma energia muito forte porque sempre acreditou na força das pessoas que se unem de modo fraterno. Continuemos com força e fé, neste sentir-se bem onde o Senhor nos enviou para servir e anunciar a Boa Nova!

FREI VITORIO MAZZUCO FILHO 

Imagem: Pagina inicial da Associação de Ensino Bom Jesus


Comentários