EVANGELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO - 13

 


O vocábulo “universidade” remete a “universo”, que significa o conjunto da criação, sendo o universo uma palavra de origem latina (universus) composta de “uno” e “verso”, cujo significado é rumo à unidade.  A universidade é uma representação do universo, pois nela coexistem inúmeros bens: o conhecimento, a experiência, o interesse e a paixão pela ciência. Há nela, constantemente, perguntas que dificilmente seriam postas ou trabalhadas com a mesma intensidade em outros ambientes. Faz parte da universidade também a reflexão crítica, o aprofundamento, a busca pela verdade, a inquietação de conhecer sempre mais e melhor o ser humano a partir da contribuição das distintas disciplinas,  a busca de soluções criativas para os mais diversos problemas e a procura pela compreensão do todo também por meio da música, da literatura , do teatro, etc” ( Obra citada, 24).Na situação presente, as Universidades Católicas têm a missão de resgatar a própria ideia de universidade. As Universidades católicas, por causa de sua identidade e por causa da sua história estão em condições de poder modificar, pelo menos parcialmente, a tendência atual” (Zamagni, S. A Identidade e a missão de uma universidade católica. São Leopoldo: Cadernos IHU Ideias, 2013, v.185, n.11, p.8). 

Retomando o bom texto de José Abel de Sousa ele cita quatro aspectos importantes: 1. O serviço à Igreja e à sociedade: que se traduz na busca por uma fé entendida como ato de adesão e compromisso com o conteúdo da revelação realizada por Jesus Cristo em harmonia com a razão no contexto específico da cultura compreendida no conjunto da vida humana. 2. A pastoral universitária: como protagonista do anúncio do Evangelho a ser realizado por meio do diálogo e deverá ter em vista a busca pela verdade. 3. O diálogo cultural: como foco do ideal que ilumina a realidade da universidade no âmbito de construção do conhecimento que, no caso da universidade católica, deve estar sob a iluminação do Evangelho e deve ter em vistas o seu anúncio dentro da universidade (meio acadêmico) e também fora. 4. A evangelização que deve acontecer por meio da integração fé e vida objetivo último da missão evangelizadora da universidade católica e se dá a partir da interação entre realidade e ideal. (cf. José Abel de Sousa, Universidade em Saída – Identidade e missão à luz do humanismo integral, Edições CNBB, 2022 ,p.35).

A função de evangelizar o meio acadêmico foi, desde sempre, a razão de ser e de existir da universidade católica. Nos tempos atuais, marcados pela diversidade religiosa, pelo pluralismo cultural, e pela crescente secularização, mais do que nunca cabe enfatizar que a missão evangelizadora da universidade católica deve ser compreendida à luz do humanismo cristão ou crístico, uma vez que toda humanidade, não apenas os cristãos,  está assinalada pelo dom de Deus (Obra citada, 42).

Educação e evangelização são ambas dimensões eclesiais que devem estar sempre integradas, pois, embora distintas, são complementares. O processo de evangelização na universidade católica é também eclesial, e, por isso, necessita manter o caráter de continuidade histórica do itinerário de promoção da vida pela fé, iniciado com Jesus, no mundo e para o mundo. Partimos da constatação de que é necessária a superação de uma ciência fragmentária e da reinvindicação de uma educação integral, comprometida com o desenvolvimento harmônico das qualidades do ser humano: “Educar é atitude, mas não qualquer atitude. A atitude esperada da educação católica é aquela que considera o despertar da consciência do estudante para a beleza da vida e do mundo” (Mendonça, S. Educação católica, ciências e educação a urgência do “Instrumentum Laboris”. Revista Reflexão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2018, v.43, n.1, p.71).

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO FILHO 

Imagem: Celebração do Tempo Pascal na USF (2022)

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