ELEMENTOS POLÍTICOS, RELIGIOSOS, SOCIAIS E CAVALHEIRESCOS NA JUVENTUDE DE FRANCISCO DE ASSIS E SUA PENITENTE RESPOSTA - 10


Este homem chamado Francisco nasceu em 05 de Julho de 1182, em Assis, na Úmbria, Itália. Vem de uma família rica de comerciantes. Rompe com os projetos do pai, Pedro Bernardone, que o quer nas lides do comércio de tecidos da Itália e da França. Ele não rompe com a figura paterna, mas sim com a venda de tecidos do pai, que queria que ele produzisse riqueza, enquanto ele queria produzir sonhos de liberdade e realização.

Seu caminho penitencial também começa como sonho de todo jovem de então: deixar-se moldar pelos elementos cavalheirescos. Francisco conviveu com ricos e nobres de Assis e herdou deles aspirações da nobreza. A filosofia de vida cavalheiresca com seus códigos, cantigas, torneios, exercícios e costumes gentis.  O sentimento de gentileza, o amor pela Dama amada, o espírito de vassalagem como prática de serviço, a honra e a virtude. Tudo isto ao entrar em sua vida o sublima e o transforma.

Em 02 de Outubro de 1187, Jerusalém cai nas mãos dos exércitos muçulmanos comandados pelo sultão Saladino. Isto mexe com os brios da cristandade e da juventude do tempo de Francisco, que chora desolada e pratica a penitência como reparação, pois permitiram que “os inimigos invadissem a vossa casa”, como se esta culpa pertencesse a todos. O imperador Frederico Barbarroxa organiza a primeira Cruzada com apoio do papa Clemente III (1187-1191).

Francisco participa da euforia que toma conta de Assis, quando em janeiro de 1198 torna-se uma cidade livre, nesta época ele tem 16 anos, e entra no fervor de festas e liberdade que toma conta de sua cidade. Tomar parte em lutas libertárias e ser preso em Perugia marca a sua vida. Ficar preso num porão e alimentando-se de pão e água é um impacto que o leva uma crise existencial muito grande. Sonhos de glória e riqueza acabam numa derrota. Não sucumbe, mas amadurece. Muda o seu olhar. Ao voltar para a casa de Pedro Bernardone que pagou a fiança de liberdade, faz com que ele olhe as coisas matérias sem o mesmo gosto de antes. Não vive mais para o dinheiro do seu pai biológico, mas aprende os caminhos da riqueza do Pai celestial. A guerra enche as ruas de Assis de desolação e pobreza. Famílias perdem e vendem a sua propriedade. A violência gera brigas por questão de honra e e status social. Os doentes são afastados e os leprosos são caçados expulsos do convívio social. Francisco não fica indiferente a esta triste realidade de sua amada Assis.

Imagem: uma das primeiras cenas da conversão de São Francisco no filme "Irmão Sol Irmã Lua"

FREI VITORIO MAZZUCO

CONTINUA

Comentários