OS PENITENTES COMO PREGADORES ITINERANTES - 5


A inspiração do movimento penitencial com sua prática de pregação itinerante vem da vida dos apóstolos da Igreja primitiva. A itinerância trouxe a vivência da pobreza. Não tinha como ter vida apostólica sem a vida de pobreza.

Itinerância, pobreza e pregação torna-se a grande característica. Os pregadores itinerantes abandonam-se à inspiração do Espírito do Senhor, são “homens cheios de ânimo e de fervor, que se sentem levados a preencher o vazio da pregação oficial”.

Normalmente são eremitas. Vivem nos Eremitérios em silêncio e oração e dali saem, descalços e com roupas simples e rudes. Levam a pregação do Evangelho preocupados com os problemas de seu tempo. Incentivam a criação de hospitais e hospedarias para leprosos e desabrigados, para que tenham comida e cuidado. Defendem o direito dos pobres e são porta voz de suas necessidades. Pregavam a paz e a partilha dos bens. Muitos começaram numa instituição religiosa, dela saíram, e depois criaram a sua própria família religiosa, para estarem vinculados a uma Regra aprovada pela Igreja. Era um estado de vida canônico penitencial.

A maioria foi fiel à Igreja, mas muitos tornaram-se rebeldes às ordens eclesiásticas, criando grupos dispersos. Francisco de Assis não saiu do espaço eclesial, mas tem uma sabedoria iluminada que inicia uma nova Ordem religiosa que une Evangelho, pobreza, vida apostólica e vida em comum, presença em meio ao povo. Há um desejo vivo da palavra de Deus e de guias espirituais. A pregação era, nos séculos XII e XIII, exclusiva de sacerdotes e monges. Há uma certa reação contra isso; os penitentes acreditavam que o direito de pregar não provêm de uma ordenação sacerdotal, mas da vida moral e apostólica de quem administra os sacramentos ou está na pregação.

Para esclarecimento do que aqui resumimos confira: Pazzelli Raffaele, São Francisco e a Ordem Terceira - O Movimento Penitencial pré-franciscano e franciscano, Editora Mensageiro de Santo Antônio, Santo André, SP, 2009, p. 37-85.

Imagem: Beato Angelico, Incontro di S. Francesco e San Domenico, do Beato Angelico, Museu de Berlim, 1429


CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários