FRANCISCO DE ASSIS, SUA VIDA EM MEIO AO TEMPO DOS PENITENTES - 9


Se partirmos das Fontes Franciscanas e toda a riqueza de detalhes dos biógrafos que narraram a vida de Francisco de Assis, não encontraremos muitos detalhes históricos. As narrativas legendárias querem mostrar o herói santo e cristão que viveu pela fé e pelos fracos. Mas, quando vamos aos historiadores, podemos acrescentar muitos dados de compreensão desta vida e deste tempo sugestivo.
       
Assis é uma cidade com vocação para a autonomia, pois quer se livrar dos feudos e dos nobres em termos de estrutura; uma cidade que passou pelos interesses e apoio,  da autoridade imperial e papal. Frederico Barbarroxa, num diploma oficial datado de 21 de novembro de 1160, diz que Assis era uma cidade livre sob a proteção do império.

A posição geográfica de Assis a coloca num lugar estratégico nas encostas do Monte Subásio como um lugar de observação contra ataques de inimigos. A proteção imperial é distante devido à distância do imperador. O sonho das comunas se libertarem é presente e real. Muitas pegaram em armas para garantir a independência. A vizinha cidade de Perugia é papal. As duas são inimigas. De geração em geração há um ódio onipresente e acirradas disputas. O jovem Francisco de Assis cresce neste contexto. O sonho de liberdade do espaço entra na sua alma que sonha estar imersa neste sonho. Com 20 anos, Francisco está na batalha de Collestrada, uma guerra sangrenta entre as duas cidades por causa de território.

Em 1210, Assis deixa de ser uma cidade feudal. Tinha passado por glória e destruição. O santo que nasce nesta cidade é um “acontecimento humano transfigurado” em meio a turbulências. A liberdade conquistada ainda tem sinais de poder nos castelos, torres, campos, exércitos, mercadores, pedágios, condes rurais e senhores que não entregam o poder.

Moram em Assis nobres, plebeus e burgueses, boni homines (que saíram da classe dos nobres tradicionais e formaram a classe dos novos ricos, tornando-se juízes, notários e mercadores de sucesso) e os homines Populi (artesãos, ambulantes, camponeses e cidadãos em geral). Há uma luta pela supremacia baseada no dinheiro, muito comércio e gente ambiciosa por cargos, lucro, avareza, honra e armas.

Em Assis, estabeleceu-se uma divisão social entre maggiori e minori, baseado em termos de nascença em família tradicionais como no poder econômico. O pai de Francisco, Pedro Bernardone, está no olho deste furacão. Francisco de Assis vai aos poucos rompendo com tudo isto.

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários