DE JUBILEU EM JUBILEUS – 5

 

De Jubileu em Jubileus a presença franciscana se consolida. São oito séculos de tantas vivências, experiências e divergências, fraternâncias e dissidências; mas sempre buscando a força da identidade de Ser Menor e isto resultou numa história muito transparente. Hoje nós temos um cristianismo não tanto segregado por igrejas, mas por movimentos; cada um achando que tem a solução e a salvação, mas perdem muito a identidade cristã seguindo fundadores cada vez mais presos a rubricas e estruturas. O que segurou a Ordem Franciscana é a busca comum do Espírito Comum; porém isto não impediu ramificações dentro da própria família religiosa; diferente e iguais; fraternalmente agrupados e espiritualmente fortalecidos. 

A história dos grupos franciscanos primitivos não é só passado, mas nos faz entender como são os frades e tudo o que brota daí. A história é uma grande casa e precisamos de uma chave para entrar numa de suas muitas portas. As respostas que procuramos às perguntas que temos para esta casa serão sempre diferentes porque as pessoas e as épocas não são iguais, tanto no modo vivente, como no modo de assimilar a vida, por isso o franciscanismo soube ler cada época onde esteve e está presente. Na história jubilar da Ordem todos são de acordo sobre um Fundamento Único: O Evangelho como Vida e Regra. A diferença é de estrutura, escolha e opinião. As Reformas da Ordem mudaram e causaram muita opinião. As Estruturas pesadas que a Ordem criou para si causaram muita divisão. 

Estas diferenças de opinião e estrutura criaram 03 grupos: Os Espirituais, Os Fraticelli e os Outros. Os Espirituais queriam seguir radicalmente São  Francisco de Assis e a Regra Não Bulada de 1221. É um posicionamento fechado, literal, rigoroso. Os Fraticelli queriam priorizar a Regra Bulada de 1223 dizendo que ela contém toda a base da vida escolhida pelos frades menores. Reforçam-se de Bulas e Documentos Pontifícios. Os Fraticelli têm uma posição mais moderada. Os Outros queriam a dispensa da Regra e um posicionamento mais aberto frente ao Carisma, para que houvesse uma espiritualidade mais relaxada e ampla.

Esta divisão vem basicamente de dois grupos: a Comunidade e os Espirituais. A Comunidade é entendida como o grupo geral dos frades que querem sustentar um desenvolvimento do Ideal da Ordem mesmo que precisasse mudar o modo original da vida. É uma força grupal que vive e convive os 50 primeiros anos. Ela, a Comunidade, é a raiz de um grupo primitivo que cresce e se transforma e se fortalece como uma Ordem grandiosa e organizada. Tem uma força itinerante, missionária, apostólica, clerical, douta, camponesa e conventual, e se apoia nas Fontes Franciscanas com seus Escritos e Biografias. Era a  Maioria no sentido de Superiores.

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FREI VITORIO MAZZUCO FILHO

Imagem ilustrativa: Pádua – Basílica do Santo – Capela de São Francisco - O Capítulo das Esteiras (Assis, 1221) – Ubaldo Oppi(século XX) criou o ciclo de afrescos dedicados a São Francisco na Basílica do Santo de Pádua. O frade com o pé apoiado no banco é o autorretrato do pintor.

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