800 ANOS DA REGRA BULADA – A REGRA E VIDA É ESTA: VIVER O EVANGELHO - IV


A Regra Bulada é fato histórico colocado em forma normativa e não apenas uma Legenda. Não é Hagiografia, mas seta indicativa de onde deve ir e fundamentar as práticas. A História da Ordem vem da segurança da Regra. A força desta Regra é que ela vem de um convertido real que mostra uma conversão ideal. São Francisco é um convertido e nisto se enquadra a sua forte personalidade, pois a sua conversão não é um ardor momentâneo, mas que fez estrada de 1201 até 1226. O texto da Regra Bulada tem muito da espiritualidade e da personalidade de Francisco de Assis. Há uma graça especial, uma causa eminentemente teológica que vem da inspiração do Evangelho e que deve chegar àquele que vem tomar parte desta vida. “O Ministro o receba benignamente, conforte-o e lhe explique diligentemente em que consiste o nosso gênero de vida”. O Carisma está na origem da espiritualidade que o texto apresenta, mas ultrapassa as palavras da Regra e gera uma profusão de Carismas.

Toda Regra tem uma natureza ascética e preferencia certas virtudes para serem exercitadas. É preciso sonhar com os pés no chão, exercitando-se; este é o princípio da ascese. O princípio da Regra é nos ajudar a encontrar o nosso chão. Tudo o que me acontece é a Regra me exercitando. Amar o Evangelho, amar a Pobreza, a Vida Fraterna e tantas outras, porque na vida escolhas tem que serem feitas. A Regra primeiro foi vivida de 1209 até 1221, de 1221 a 1223; depois foi escrita. 

O jeito Franciscano é de fazer e depois falar ou escrever. Tudo está em relação à vida vivida. O Evangelho e Francisco estão em cada palavra da Regra. Ela é uma imagem viva, um retrato espiritual, uma índole natural. Tendo isto presente é fácil construir um caminho de espiritualidade. Ao ditar a Regra para Frei Leão, Francisco não fala como um homem especulativo, de grandes pesquisas de estudo; mas sim a partir de um home prático, que tendia às obras. O texto da Regra Bulada é vigoroso e afetuoso. O coração e o canônico se encontram.

A Regra mostra que o amor só se revela amor quando se organiza e se entrega para que tudo e todos vivam a partir desta entrega. Ao estudarmos para compreender a Regra Bulada precisamos nos libertar da concepção de carisma e missão somente voltadas para o juridicismo. Às vezes, corre-se o risco de querer a tradição como tradicionalismo. Tradição é transmissão de uma grande experiência que atravessa séculos e está intimamente ligada como renovação. Tradicionalismo é estagnação. Tradição é nítida, tradicionalismo é confuso e cheio de pendulicários desnecessários. 

O tempo medieval é uma época de coisas nítidas que vêm da nitidez da busca de Deus. Sem nitidez vem o fanatismo religioso. Se não cultivarmos a paixão pela verdade que a Regra propõe, facilmente caímos nos moralismos ou dogmatismos que não leva para muito longe. Precisamos despertar a beleza da Regra a uma grande tradição. A Fraternidade originária não faz um grupo a partir de interpretações pessoais, mas sim pela convocação de um viver inspirado e exigente. A Regra propõe um estilo de vida simples e sem sofisticação, com repetições feitas com generosidade em que se acredita, cada dia, numa novidade originária.

Francisco de Assis é um perseguido da Graça que invade sua vontade e os fatos de sua vida. Lê os sonhos e os escreve. Seu encontro de conversão não é só feito de momentos carismáticos, mas de abraço real na realidade. Flui na Regra a aproximação com os leprosos, com o Evangelho, com os primeiros irmãos, com o Crucifixo, com o cristocentrismo da experiência, com o fazer penitência. Ensinamento do Senhor é a base de todos os ensinamentos.

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO FILHO

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