EVANGELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO - 9
A Igreja e a Ordem dos Frades Menores consideram a educação “como uma plataforma fundamental e privilegiada de evangelização”. Em comunhão com a Igreja, a missão evangelizadora dos irmãos da OFM exigiu, “quase desde duas origens, ocupar-se da tarefa educativa nas escolas e universidades e, depois, nas chamadas terras de missão”.
Nas Diretrizes Gerais da Ordem para a educação, pede-se que os frades “prestem especial atenção à evangelização dos jovens. As entidades que têm colégios ou dirigem centros educacionais ofereçam aos jovens uma formação inspirada nos valores evangélicos franciscanos”.
Segundo o sentir da Ordem hoje, “esta atividade educativa permite colocar as bases do que hoje se denomina diálogo intercultural e inter-religioso. Uma realidade que nos leva a recuperar com espírito crítico as grandes tradições filosóficas, teológicas, místicas e artísticas de nosso patrimônio franciscano, como sustentáculo de nossa missão de pregar o Evangelho por palavras e obras, no meio da cultura contemporânea”. (cf. OFM – Secretariado para a Evangelização, Ide e ensinai, Diretrizes Gerais para a Educação Franciscana, Roma, 2009).
Em 2013, o Papa Francisco ao se referir à educação no encontro com os superiores religiosos do mundo, no Vaticano, assim se expressou: “Os pilares da educação são: transmitir conhecimento, transmitir modos de fazer as coisas, transmitir valores. Através destes se transmite fé. O educador, ou educadora, deve estar à altura das pessoas que educa; ele ou ela precisa se integrar sobre a forma como anunciar Jesus Cristo a uma geração em constante mudança. A educação hoje é missão central”.
Sendo a educação plataforma privilegiada de evangelização e lugar tradicional de nossa presença, queremos:
- Viver e difundir no ambiente educacional os ensinamentos de Jesus Cristo e os valores franciscanos como a solidariedade, fraternidade, minoridade, o espírito de oração, o amor ao próximo, o voluntariado, a ecologia, a cortesia, a justiça e a paz
- Permear significativamente a vida universitária, no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, por meio de projetos e atividades nos três eixos da Pastoral: espiritualidade, reflexão-formação e ação social solidária.
- Gerar uma nova cultura da paz, do encontro, do diálogo com as diferentes culturas e crenças, e da solidariedade com os empobrecidos, pelo testemunho profético dos valores evangélicos franciscanos.
FREI VITORIO MAZZUCO
CONTINUA
Imagem: Vitrais da Capela da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP)
Comentários