EVANGELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO - 8



 2- A EVANGELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO COMO PROJETO PROVINCIAL

Façamos uma síntese das ideias presentes no Plano de Evangelização da Província: 

NOSSA VOCAÇÃO E MISSÃO

Somos chamados por Deus a viver o Evangelho de Jesus Cristo, segundo a forma revelada por Deus a São Francisco de Assis, e enviados a evangelizar pela vida, obras e palavras, como irmãos e menores.

2.1- Por que optamos pela educação na atualidade?

“Os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, desde seus inícios, sempre investiram na educação, num trabalho conjunto com a evangelização. São herdeiros de uma inegável e rica história na área da educação, desde os tempos mais antigos aos mais recentes. 

É sabido que os franciscanos restauradores da Província, no início do século XX, primeiro procuravam levantar a escola paroquial e só depois a matriz. Havia as diretamente ligadas à Província, a ponto de seus diretores serem nomeados pelo Definitório (Blumenau, Lages, Petrópolis, Pari, Curitiba, Florianópolis, Rodeio, Curitibanos, Porto União, Quissamã, Ipanema, entre outras). 

Havia as ligadas à Paróquia (Alto da Serra, Duque de Caxias, São João do Meriti).” (Neotti, Clarêncio - Franciscanos na Educação, São Paulo,1985).Foram muitas as escolas paroquiais criadas pelos franciscanos como nucleadoras de comunidade e fontes de evangelização. 

A produção de cartilhas e livros didáticos impressos na gráfica São José, fez nascer a Editora Vozes, e espalhou este material, a partir da Escola Gratuita São José, de Petrópolis, para outros colégios em todo país.

A presença dos frades nos seminários com uma forte educação humanística: Rio Negro, Luzerna, Agudos, Ituporanga, Rodeio, Guaratinguetá. Os Institutos próprios, A Filosofia em Curitiba (Faculdade de Filosofia São Boaventura), a Teologia em Petrópolis (Instituto Teológico Franciscano – ITF).

A expressiva atuação das Instituições pertencentes à Província: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ) e a Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF). As duas Instituições presentes nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, e Rio Grande do Sul. 

A FAE presente em Curitiba, São José dos Pinhais e Blumenau. A CNSP presente em Bragança Paulista, Itatiba e Campinas. Temos ainda  anos 30 de presença em Angola onde há investimento em escolas.

FREI VITORIO MAZZUCO

CONTINUA

Imagem: Instituto Teológico Franciscano (ITF)

Comentários