EVANGELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO - 7

 


Hoje estamos imersos numa megacrise de interpretação de sentidos. Em nossa Universidade, são acessíveis as hermenêuticas, os sentidos e a simbólica? Passamos para o alunado a consistência evangelizadora ou usamos a autoajuda? Uma evangelização qualificada é um cartão de visita da Universidade. Estamos convidando o aluno, pessoalmente, para participar e somar neste processo, ou ele é apenas um passivo espectador?

Sempre temos a tentação de julgar a disciplina e a submissão do aluno, todavia nem sempre o levamos para uma educação libertadora. Da condição de educação cognitiva para uma educação integral, holística e histórica. O cientificismo e a técnica, que afirmam que o maior poder e preparo está no conhecimento, deixaram a ética aos cuidados da religião e das escolas. 

Estamos realmente mostrando uma ética com princípios cristãos e franciscanos, que nasceu exatamente de uma forte espiritualidade laica e fraterna. Nasceu de forte convivência. Hoje, muitos de nossos alunos vivem uma certa solidão. “A solidão é tão difundida que se tornou paradoxalmente uma experiência compartilhada”. 

Vivem juntos, porém fechados. Educar, “educere” é conduzir para uma saída. A ética começa com a consciência que se tem do outro. Educar com sabedoria, isto é, com a conjugação de vários saberes, com o saborear a vida e as relações fraternas, e lançar para a vida e para as convivências.

O lugar da evangelização é contribuir hoje no plural, com carisma e compromisso. Não só cuidar dos alunos, mas evangelizar também o corpo docente, os colaboradores, a família, a direção. Cuidar dos cuidadores. O lugar da evangelização é ocupar um lugar estratégico na gestão. 

Os coordenadores de curso, a direção, os diversos segmentos da escola não podem ouvir o projeto evangelizador e pastoral da instituição com risinhos de deboche ou indiferença, como se o trabalho Evangelizador e a Pastoral fossem apenas um apêndice.  É um clichê, mas é real: “Pastoral não é uma salinha que fica escondida debaixo da escada”, cuidando apenas de tutorar os problemas de logística dos alunos.

FREI VITORIO MAZZUCO

CONTINUA

Imagem: Celebração Pascal na USF


Comentários