EVANGELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO - 4

 


Como atividades evangelizadoras temos as seguintes práticas:

- Preparação e execução de cursos de extensão universitária (discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa).

- Exposições culturais e religiosas, eventos temáticos e comemoração do mês franciscano (discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa), num trabalho conjunto com o Núcleo de Extensão e Eventos.

- Atendimento semanal em todas as unidades com celebrações e apoio a grupos de oração e estudos bíblicos, tempo para atendimento pessoal (orientação, direção espiritual, vocacional e confissão) para os interessados.

- Celebração semanal da Santa Missa em todas as unidades. 

- Preparação das mensagens e respectivas ações celebrativas em datas comemorativas em que a Pastoral se faz presente, num trabalho em conjunto com o Marketing;

- Colaboração na formação humana/franciscana para discentes, docentes e colaboradores; e presença em todas as reuniões do CONSUN  (Conselho Universitário) e CONSEPE ( Conselho de Ensino Extensão e Pesquisa) e também na Semana de Iniciação Científica. 

- Presença no momento oracional de ação de graças nas formaturas;

- Participação nas semanas acadêmicas dos cursos; programa semanal na Rede Imaculada de Comunicação levando a bênção e a mensagem franciscana.

- Recepção de calouros num trabalho em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino Pesquisa e Extensão, Pró-Reitoria de Administração e Planejamento e Departamentos afins;

- Preparação de subsídios formativos (folders, santinhos, série de reflexões, brindes com temáticas franciscanas) para serem distribuídos em todos os setores e eventos e sobretudo nos Espaços Franciscanos dos campus.

- Suporte de conteúdos para os professores da disciplina Estudos do Ser Humano Contemporâneo – ESHC, com encontros de aprofundamento do material e da temática;

- Experiência missionária de discentes e docentes, juntamente com os agentes de Pastoral da Universidade, com objetivo de evangelização em diversos estados do país junto a Pastoral das Juventudes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

-  Retiros Universitários ( dois por ano )

- Articulação e participação da Pastoral Universitária em outras experiências pastorais afins sobretudo com a Pastoral das Juventudes Franciscana da Província em seus encontros de formação e retiros.

-  Noites de Oração Inter-religiosa pela paz no mundo no Festival Cultura da Paz, no mês Franciscano, em outubro.

- Indicação e criação de material para o site da Universidade São Francisco bem como formação e evangelização pelas mídias sociais da Pastoral; 

- Missa semanal transmitida pela TV USF em seu canal pelo Youtube.

Todas estas atividades estão motivadas em função de quê? De uma consciência evangelizadora. E por quê? Vejamos:

O Evangelho é o anúncio de algo sempre novo, a Boa Nova. Anunciar não é só verbalizar, mas é um caminho de presença, serviço e doação da vida num projeto; em nosso caso aqui, num Projeto Educacional. Não é impor um tipo de doutrina, ritos e bons conselhos, porém o anúncio da Boa Nova presente em nossa Missão, que revela uma identidade, franciscana, cristã e católica, em diálogo com outras confissões, numa sociedade que hoje convive como pluralidade cultural, religiosa e tecnológica.

Levar a Boa Nova para dentro das transformações mundiais de paradigmas. Levar esperança e sonhos para um mundo muitas vezes desesperançado. Levar mudança de mentalidade, mudança de valores e mudança de lugar (LTC 36). Evangelizar é trocar reinos pelo Reino. Mostrar que humanidade e mundo são lugares a serem reconstruídos.

Evangelizar não é apenas promoção humana; é reconstruir o humano a partir daquilo que se crê. Como criar uma nova hermenêutica evangelizadora? Como evangelizar dentro da escola fundamental, secundária e superior, quando a escola não tem função social de ser Igreja? Como estar diante do nosso alunado e mostrar para eles que crer também se aprende?

FREI VITORIO MAZZUCO

CONTINUA

Imagem: Celebração da Páscoa na USF


Comentários