EVANGELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO - 1

 


Perspectiva Franciscana

Podemos lançar a pergunta para esquentar os caminhos da reflexão:  Existe uma específica Evangelização Franciscana na Educação?  Esta pergunta e a consequente resposta é necessária porque há quem entenda que evangelização existe apenas em paróquias, santuários e em terras de missão. 

Esta pergunta amplia o tema proposto. Não podemos responder a partir de um tratado de teologia pastoral, nem apenas sobre planos de pastoral.  Para a vertente franciscana, a EVANGELIZAÇÃO É COMPONENTE NATURAL E FUNDANTE DA FORMA DE VIDA. 

É acreditar numa eleição divina que convoca a existir de um modo evangelizador.  Para a Forma de Vida Franciscana, a vida e a regra é o Evangelho. Evangelizar é simplesmente levar o Evangelho. Parece óbvio?  Não é apenas uma afirmação, mas é fato e palavra.

O Evangelho é o lugar de um Deus humanizado que propôs a mudança do humano e do mundo. O ponto de partida da evangelização é o próprio Evangelho e seus apelos. Evangelizar não é só pregar, evangelização não é apenas sermão. Evangelizar é tornar nova a humanidade.

O nosso Plano de Evangelização confirma a verdade de que as pessoas formam o coração de toda experiência, e o Evangelho inspira a experiência e a prática. É o primado da pessoa transformada pelo Evangelho.  O Evangelho foi anunciado, corpo a corpo, na terra dos humanos, de um modo muito pessoal.

O Evangelho é o anúncio de algo sempre novo, a Boa Nova. Anunciar não é só verbalizar, mas é um caminho de presença, serviço e doação da vida num projeto; em nosso caso aqui, num projeto educacional. Não é impor um tipo de doutrina, ritos e bons conselhos, porém o anúncio da Boa Nova presente em nossa Missão, que revela uma identidade cristã, franciscana, católica, em diálogo com outras confissões, numa sociedade que hoje convive como pluralidade cultural, religiosa e tecnológica. 

Na Universidade São Francisco, a evangelização é contínua memória e prática da missão de educar para Paz e o Bem, elementos necessários para inteireza do humano e seu patamar de valores inspirados em São Francisco de Assis, numa real educação humanística, isto é, a formação integral e transformadora do humano. É o lugar do cultivo da comunhão e da participação, unindo liberdade com responsabilidade; para educar sujeitos conscientes de seu papel e de seu lugar na história como agentes na comunidade. 

FREI VITORIO MAZZUCO

CONTINUA

____________________________________________________________

Imagem: Frei Benedito Gonçalves, Frei Dito (arte na Paróquia Santa Clara, em Bauru)

Comentários