A RIQUEZA DA ICONOGRAFIA FRANCISCANA - 1



NOS ÍCONES FRANCISCANOS E CLARIANOS EXISTE COMUNHÃO FRATERNA DE REVERÊNCIA

A Família Franciscana e Clariana tem uma impressionante riqueza de espiritualidade, mística, teologia, escritos e fontes fundacionais, orações e devoções, canções e representações artísticas na música, teatro, cinema, escultura, dança, poesia, crônicas, ensaios, artigos científicos, textos de edificação espiritual, teses de mestrado e doutorado, cartas e bulas papais, literatura e documentos de uma forte e bela história.

Há oito séculos trata-se de um inesgotável manancial inspirador de Ordens, famílias religiosas e seus carismas, grupos e projetos de vida. O nosso Papa Francisco traz a marca disto tudo em seu nome e nas ações de seu Pontificado. Conventos, mosteiros, igrejas, capelas onde habitam os filhos de Francisco e Clara de Assis são lugares facilmente identificáveis pela beleza da estética do simples, e pelo clima típico de uma energia forte de amor fraterno.

Gostaria nesta reflexão de acentuar algo que atravessa séculos sempre no brilho da atualidade: a Iconografia franciscana e clariana. A riqueza de um ícone é seu modo expressivo de revelar o mistério, trazer para perto algo que não está distante, mas gruda no dia a dia doméstico de boas recordações.  É um ponto de aproximação, ponto de ligação, que nos conecta com o passado e motiva o presente e acena para um esperançoso futuro.

Nos ícones franciscanos e clarianos não existe a veneração e adoração, mas sim a comunhão fraterna de reverência, uma profunda admiração por uma mensagem que atravessa o tempo. Eles são um lugar privilegiado de memórias e a certeza de que todo grande ideal se deixa dizer através de pessoas, fatos e formas concretas.

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários