ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O MOVIMENTO PENITENCIAL - 4



Muitos leigos aproximam-se dos mosteiros e da espiritualidade de seus fundadores e assumem aspectos da vida monástica no dia a dia secular, sobretudo tendo o suporte de suas Regras. Tornam-se oblatos, vivendo fervorosamente uma espiritualidade cristã, que deu muita solidez ao aspecto interior da penitência. Todos, no lugar em que estavam inseridos, tinham que praticar a justiça, a misericórdia, o desapego dos bens, a moderação, conservar a concórdia, sobretudo na família; uma total confiança em Deus em tempos de paz, em tempos de guerra; manter a reta intenção e um coração puro, amor a Cristo, a Sagrada Escritura, comunhão frequente, abrir-se ao perdão divino através da confissão, e examinar sempre a partir de dentro de si mesmo, qual é a vontade de Deus sobre a sua vida.

Os oblatos trabalhavam constantemente a própria conversão e estavam a serviço de Deus, sempre procurando colocar-se a serviço da Igreja, cuidando de uma igreja ou capela específica, ajuda a mosteiros e a alguma obra feita a partir do palácio episcopal, doando para isto seus próprios bens ou pedindo esmolas em vista desta prática. São Francisco vai fazer isto de um modo concreto no restauro das ruínas da capela de São Damião.

Os monges e suas respectivas abadias e a espiritualidade dos fundadores, tiveram uma influência muito grande na vida destes penitentes. A partir daí nascem as fundações de caridade: hospitais, hospícios, hospedarias, onde os penitentes concretizam o ideal da caridade presente no Evangelho. Cuidam de doentes, leprosos e peregrinos. O grande símbolo do TAU, assumido por São Francisco de Assis e seus frades aparece na Idade Média com os Frades Hospitaleiros de Santo Antão Eremita, uma instituição de caridade fundada na França em 1095. O TAU tem o significado prioritário: a vida de penitência. Era um símbolo, neste período, ligado a Paixão de Cristo,  a metanoia, como radical  mudança interior e ao perdão. É um símbolo que não é salvífico por si mesmo, mas tem que ser acompanhado de fé, ação, obediência e boas obras.
A conversão é uma característica dos penitentes, pois é uma ruptura radical com um tipo de vida anteriormente vivida em meio ao mundo. A conversão é entrar para valer numa nova forma de vida, Por isto podemos dizer com segurança que Clara de Assis e Francisco de Assis são nosso pai e mãe convertidos. Usavam vestes características, túnica, bastão, sacola, cinto, sandálias e o TAU no pescoço ou costurado na roupa. Dedicam-se à vida de oração, uma continência absoluta para os solteiros e periódica para casados. Abstinham-se de festas populares, espetáculos, bebidas e banquetes e bailes. Tinham que controlar as palavras e não usar palavras indecentes. Não podiam aceitar cargos públicos e funções jurídicas, carreira militar, portar armas e participar de guerras, andar a cavalo.

FREI VITORIO MAZZUCO

CONTINUA

Comentários