Que luzes o jovem de Assis
reflete para os jovens de hoje


Num mundo consumista e descartável, um verdadeiro shopping center de modas e manias, efêmero em gosto e costumes, Francisco de Assis é um personagem cristão e santo que faz comemorar, neste ano de 2009, oito séculos de aprovação de sua Forma de Vida. São 800 anos da garantia de um encontro leve e simples da experiência franciscana com os sonhos secretos de uma época de ontem e de hoje, que aspira viver um humanismo e fé com muita coerência; são 800 anos de presença sempre nova da Boa Nova e não um “shoptime” de histeria de novidades. Após oito séculos continua sendo um fato novo!

Num mundo que exclui a partir do status social, da opção sexual, do credo, e cada vez mais vai se fechando em condomínios; Francisco de Assis realiza a inclusão e não a exclusão. No seu tempo acata valores e vivências de leprosos, hereges, camponeses, muçulmanos, pobres, jovens, mulheres, capela em ruína e abre as portas da sua fraternidade para todos; nobres, plebeus, leigos, casais, letrados, cavaleiros e gente da terra, e vai viver pelas estradas do mundo. Compreendeu a história dos vencedores, todavia deu voz ao silêncio dos vencidos.

Sem ranço de panteísmo, ele vê a graça e a providência divina em todos os seres, convocando-nos para o sensível e o natural, sem o uso das coisas mas à convivência com elas. É o santo das aves, dos vermes, dos peixes, das plantas, do lobo, das pedras, dos bosques, da ecologia, enfim uma eterna primavera da vida! É o personagem da alegria, da jovialidade, da felicidade dos realizados; ele é a abertura otimista de todas as ações em oposição ao depressivo fechamento pessimista dos que nada fazem e só reclamam. É a força interior contra a anemia espiritual.

Em vez de currículo exuberante e técnico ele revela que da simplicidade e do concreto pode fazer nascer um competente modo de conceber e melhorar a vida. Ele não é barulhento como um hard-rock, mas lírico como um festival de música popular. Não fala muito como um midiático pregador, mas é a própria Bíblia vivente, uma encarnação do Evangelho. Na sua cidade de Assis, crentes de tantas religiões, vão reverenciá-lo, à procura de uma fonte interior, e lá não se sentem ofendidos e nem prosélitos. Sua fala de Paz e Bem, seu modo de vida solidário ensina que a única causa que pode unir toda a humanidade é a diminuição do sofrimento humano. Ele não precisa ser admirado como um ganhador do Oscar, porém precisa ser compreendido em nossas academias, escolas e famílias.

Foi um penitente e não um fanático por jejuns. Um homem light, diet, magro e despojado, não porque fez uso exagerado de drogas endócrinas, mas porque comeu o que o povo come na mesa dos comuns. Vestiu roupa confortável da estética dos livres e não dos prisioneiros das grifes e etiquetas. Ele é um herói que se bateu pela fé e pelos fracos, deste heroísmo que não faz um ato heróico de um dia, mas permanece no meio de todos como um serviço persistente. Este jovem de Assis é tão bom e atual que sua vida é uma Legenda.

Este texto foi publicado na Agenda 2009 do Grupo das Escolas Franciscanas de São Paulo

Comentários

Anônimo disse…
Que bom seria se os jovens de hoje ao menos soubessem quem foi o Jovem de Assis! Talvez seu modo de ser, agir , pensar, conviver, relacionar-se passasse a ser mais gentil, delicado, educado, sensível, cortês, amável, generoso, ...
Paz e Bem !
Aless, Maira e Otávio (já vai conhecendo nosso Seráfico Pai Francisco).
Marcio disse…
Caro Frei,

Que texto.Adoro seu blog. PARABENS

PAZ E BEM

MARCIO OMENA FILHO
Chiara disse…
Caro Frei,

Sábias palavras. Queria sugerir nesta semana um texto sobre o carisma de Francisco no mundo atual, e por suas bandeiras deixa marcas indeléveis.
Falar tambem sobre os 800 anos.
Obrigado por tudo.

Pace e bene
Chiara Garziera
Anônimo disse…
Frei,

Suas palavras são como bálsamo na minha alma.

Por favor escreva algo no dia de São Francisco, fazendo coro a Chiara, queria que falasse sobre as bandeiras que francisco leventa, e que são tão atuais.

paz e bem

Ana Sophia
Unknown disse…
Caro Fr.,


Queria destacar o fragmento "Não fala muito como um midiático pregador, mas é a própria Bíblia vivente, uma encarnação do Evangelho", por considerar que Francisco realmente TRANSFORMOU SUAS ATITUDES em vivência plena da "PALAVRA" DE DEUS. Eis a magnífica eloquência franciscana, (em atitudes e não somente com palavras).

Leila Dutra
Bacabal *(MA)
Anônimo disse…
"Leonardo Boff, com sua alma franciscana, capta o melhor do Pobre de Assis e o aproxima de nós na ternura e no vigor" (Frei Vitorio Mazzuco).

Fico aturdido com o preterimento de FREI LEONARDO BOFF (destaque maiúsculo sem aspas e de milhões de católicos) pela cúpula da Igreja Católica à uma mente/coração tão fundamental para a espiritualidade cristã.
PARABÉNS, FREI VITÓRIO, por sua CORAGEM em valorizar o nosso irmão "menor" na grande peleja na construção de uma mundo aonde reine o "AMOR MAIOR".
PS:QUE TAL O SR. NOS "DIRIGIR" EM UM RETIRO SOBRE FRASNCISCO E A ESPITIRUALIDADE DA LIBERTAÇÃO(PESSSOAL, SOCIAL, ECOLÓGICA.ETC...) COM TENURA E VIGOR?