NOS PASSOS DE FRANCISCO – 13

 


PENSAMENTO FRANCISCANO E OBRAS PARA O MUNDO

Escreve Thode: "São Francisco de Assis, reformando, intensificando e revigorando a vida religiosa exerceu a maior e mais benéfica influência na cultura em geral, na poesia e na arte em particular.  Diz Francis B. Sterck: “Ele mesmo amou e cultivou as artes como dons inestimáveis do Autor da Beleza e como meios eficazes de promover entre os seres humanos a glória de Deus. O seu Cântico do Irmão Sol, sublime improviso no qual se transfundem “todas as riquezas de sua alma e todo ardor do seu gênio, como observa Cherancé, é um marco na história da literatura italiana e dá o tom às subsequentes obras dos artistas franciscanos”.

Na poesia, os franciscanos se dedicaram a composição de hinos sacros litúrgicos. Entre os frades primitivos temos Frei Pacífico, denominado por Frederico II como “Rei dos Versos” e o nosso mais que conhecido Tomás de Celano, autor do Dies irae. Depois de Celano vem Frei Juliano de Spira (+1250) que escreveu em versos o Ofício para a Festa de São Francisco e de Santo Antônio. Frei Peckam (+ 1292) que compôs o Ofício para a Santíssima Trindade

São Boaventura, o Doutor Seráfico, compôs a Filomena com dois notáveis poemas, Laudismus de Sancta Cruce e a Corona B. Mariae Virginis, e um Oficio da Paixão. Frei Giacomino de Verona (+1290) fez poemas sobre o Inferno e o Paraíso, que certamente influenciaram Dante Aligheri ao compor a Divina Comédia. O maior poeta franciscano é Frei Jacopone de Todi (+1306), é a maior expressão do canto popular italiano. Foi o autor do célebre Stabat Mater.  Frei Serafim de Salandra inspirou Milton, poeta inglês, em sua obra O Paraíso Perdido, com os versos da sua tragédia sacra escrita em 1647, Adamo Caduto. “O poema inglês é uma reprodução fiel das linhas essenciais do poema italiano, e copia palavras, frases e linhas completas do trabalho de Frei Salandra.

FREI VITORIO MAZZUCO

_______________________________________________

Imagem: quadro de Frei Geraldo Roderfeld, no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá


Comentários