A RIQUEZA DA ICONOGRAFIA FRANCISCANA - 4



ASSIS, UM EVENTO PARA O MUNDO

Por ser uma cidade postada em lugar estratégico, sempre foi cobiçada e invadida por diversos povos, como os visigodos, bizantinos, godos, lombardos e francos. Travou muita luta com sua vizinha Perugia por causa dos conchavos políticos de poder. Perugia estava ao lado dos Guelfos (partido do Papa), enquanto Assis era dos Guibelinos (partido do Imperador). Há uma vocação guerreira aderente à cidade (1054, 1198, 1202). A Rocca Maggiore é sua imponente fortaleza, símbolo dos anseios de poder político, religioso e militar. Assis da guerra e da paz. Dos rebuliços da cobiça, avareza, ambição e poder, ao jeito recolhido e reconstruído de São Damião, início e permanência de um grande ideal de desapego.

Entre os anos 1240 e 1241 sofre a invasão sarracena: tropas mulçumanas apoiadas pelo imperador Frederico II. Sempre é bom lembrar que sarraceno é o nome que a Idade Média usa - para falar de um modo genérico -, à referência aos árabes e muçulmanos. Os sarracenos estiveram em Assis no século XIII, mas os termos Islã e Muçulmano se tornam usuais a partir do século XVII. Os sarracenos formavam o povo que vivia no deserto da Província Romana chamada Arabia Petrae (Egito, Arábia Saudita, Jordânia e Síria). Sarraceno vem de sarrazin, do árabe, sharq, isto é, que vem do leste, de onde nasce o Sol, do Oriente. Por isso, olhemos o cântico de Dante, citado no início deste texto. Em Assis, há lutas internas nos séculos XIV e XV entre “la nobilíssima parte di sopra” (Família Nepis, dos guelfos) e “la magnifica parte di sotto” (Familia Fiume, dos gibelinos). Assis experimenta o esplendor e o saque. Em 1534, volta ao pontificado, com o Papa Paulo III.

A personalidade de seus Santos famosos, o jeito trabalhador de seu povo, o grande interesse dos historiadores, entre eles temos que destacar Arnaldo Fortini, prefeito e estudioso da história da cidade; fazem de Assis um evento para o mundo. A cidade, entra ano e sai ano tem sempre o que celebrar. Destaco aqui algumas comemorações: VII Centenário da Morte de Francisco (1926); Francisco de Assis declarado Patrono da Itália (18/07/1939; O Papa João XXIII visita Assis (18/07/1962); VIII Centenário do Nascimento de Francisco (1981-1982); Encontro de Oração pela Paz, Espírito de Assis (26/10/1986); há a comemoração dos 700 anos de Morte de Santa Clara (1953); o corpo de Santa Clara é mais uma vez reconhecido e recomposto e ocupa lugar especial na Basílica a ela dedicada (11/04/1987); celebração dos 800 anos do Nascimento de Santa Clara, um evento que atinge o mundo todo com a publicação de novos escritos (1993); mais uma vez uma grande memória celebrativa, os 750 anos da morte de Santa Clara ( 2003) e comemoramos os 800 anos da Vocação de Clara de Assis, com um tríduo que foi de 2009 a 2012.

CONTINUA

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários