CONSIDERAÇÕES: ENCÍCLICA “LAUDATO SI”
Com esta Encíclica sinto uma alegria muito grande por causa
de dois olhares: o olhar franciscano sobre a realidade e o olhar do Papa
Francisco na amplidão do olhar de Francisco de Assis, que antecipou há oito
séculos um modo peculiar e comprometido de ver a Irmã e Mãe Terra, de querer
ser colocado nu sobre a terra nua no momento de seu Transitus, para sentir bem na intimidade da casa. Diz a Encíclica:
“Nós somos terra. Todo nosso corpo é constituído de elementos do planeta, seu
ar é aquele que respiramos, sua água vivifica e restaura” (n.2)
Quero ler esta Encíclica sob o olhar da poética e da mística,
para argumentar comprometimentos. Olhar poético enquanto emoção, admiração,
gratidão, encantamento, consanguinidade criatural e o ver e fazer perfeito.
Olhar místico enquanto desvelamento da verdade de todas as coisas, a vida
movida por uma Força Maior que tudo sustenta e tudo governa. É maravilhoso que
um Papa conclame ao dom de existir e estar na mesma casa. Conviver e não usar.
Estar no mundo, fazer do mundo um itinerário, ir para a criação como quem
escreveu o Gênesis. Em nosso planeta Terra, tudo é um caminho que sai e retorna
para seu único lugar: o lugar sagrado! É a metafísica de São Boaventura que nos
diz que tudo sai do Todo, revela a sua face e retorna ao Sagrado. A origem de
Deus como causa eficiente, manifestando suas imagens e vestígios, Deus como
causa exemplar e causa final. Oprimir e devastar a terra, fazê-la gemer em dores
de parto (Rm 8), é matar o Sagrado que nela habita e a irmanação universal de
todas as criaturas, de todos os homens e mulheres que preenchem esta casa.
Que esta Encíclica nos ajude a pensar um modo singular de
estar na existência, que ela faça uma ponte entre o mundo vivencial, a
realidade conjuntural e a fala. A Encíclica provoca uma mística das relações, uma
espiritualidade ecológica (Cap 6, 202). Viver na terra é presença, unidade,
vida, morte, amor e tempo. É a união de todos os seres, não na passividade, mas
na profecia do cuidado, e ir contra todos os mecanismos de morte que geram uma
cultura de morte que já regou com sangue de Josimo, de Chico Mendes, de
Ezequiel e de Doroty a sonhada justiça deste chão.
A Encíclica chama a atenção do uso técnico, científico e
catastrófico dos recursos naturais. Destruir o natural é cultura de morte e
gera uma insensibilidade cosmovital. Existe ética na técnica que explora?
Destruir rios e florestas é sentir-se parte do cosmos? A Encíclica nos dá uma
responsabilidade moral de defender a vida, de evitar a dessacralização da
natureza. O Papa propõe mudança de vida, rever o modo de produção, a produção
exagerada de lixo, a atenção urgente para com a radical mudança climática, as
injustiças socioambientais, efeito estufa, e o controle destes modelos globais
de desenvolvimento. Por que os países ricos defendem a natureza só de modo
utilitário, isto é, defender para usar e produzir que gera uma relação viciada
ente humanidade e ambiente?
A Encíclica fala de estilo novo de vida, de educação para
respeitar o ambiente, fala de conversão ecológica, de colocar um freio no
consumismo. O que seria tudo isto? Não seria uma proteção que deixa ser o
natural, para que o natural possa se recompor e não virar pedreiras e montanhas
sucateadas e inertes. É preciso dar tempo e cuidado ao natural. Ecologia não é mera militância de barulhentos
ambientalistas, mas sim luta profética para melhorar a qualidade de vida.
Tecnologia e progresso não são processos de destruição. Estilo de vida não é
gastar excessivamente os recursos de energia e suas fontes.
Que a nova Encíclica nos leve para uma comunhão de bens e não
acúmulo. Que crie a consciência de que tecnologia criativa não causa danos, mas
sim respeita a dignidade humana e o ciclo natural da nossa Mãe e Irmã Terra.
Que cuidemos da evolução das espécies e da evolução do humano. Somos guardiães
do habitat. Se cresce a densidade
demográfica que cresçam também os recursos e a melhor distribuição dos
bens. Violência física contra a espécie
humana e violência contra a natureza povoam os noticiários, mas nós estamos
mais preocupados com os quatro melhores colocados do Brasileirão. Precisamos de um desenvolvimento justo e
conservação da vida, mas escolhemos políticos e partidos como se torce para
times da série A e B. A natureza e as pessoas estão na série C. Brigamos por
igrejas e liturgias e esquecemos de pregar uma democracia ecológica que
respeite todas as formas de vida. Todos os seres estão em relação uns com os
outros, por que ficar então de fora? A vida é um valor por si só; ela é
presente de Deus e merece todos os louvores, toda proteção e todo respeito! Laudato si, mio Signore!
Frei
Vitório Mazzuco OFM
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