Algumas ideias sobre a Teologia Franciscana - V



Giotto di Bondone (1267-1337), Basílica de Assis,
 morte e ascensão de São Francisco
Da vida de Francisco nasce um movimento em Assis que vai transformar-se em Ordem e exercer forte influência na arte, no pensamento, na mística e espiritualidade, na teologia, na poesia, no teatro, cinema e música. Ele escreveu textos do próprio punho e ditou a Frei Leão outros tantos. Sobre ele surgiram muitas legendas. Escritos e legendas revelam a  fidelidade criativa e uma fértil produção de obras. As Fontes Franciscanas são ricas e dão uma identidade e um rosto para o que é o verdadeiro franciscanismo.

A inteligência de Francisco é perspicaz, aguda e precisa. Vejamos o relato de seu biógrafo (1Cel 83), que diz: “Quão belo e esplêndido, quão glorioso se manifestava na inocência de vida, na simplicidade das palavras, na pureza de coração, no amor a Deus, na caridade fraterna, na obediência ardorosa, no serviço cordial, no aspecto angelical. Delicado nas maneiras, tranquilo por natureza, afável na palavra, muito convincente na exortação, fidelíssimo ao que era confiado, previdente na deliberação, eficiente no trabalho, simpático em tudo. Sereno no pensar inteligente, brando no ânimo, sóbrio no espírito, absorvido pela contemplação, assíduo na oração e fervoroso em tudo. Firme no propósito, estável na virtude, perseverante na graça e sempre o mesmo em tudo. Veloz para perdoar, lento ara irar-se, inteligência livre, memória brilhante, sutil em discutir, circunspecto em escolher e simples em tudo. Rigoroso para consigo mesmo, compassivo para com os outros, discreto para com todos”

A sabedoria de Francisco está na busca do essencial; o mergulho no essencial o torna simples. A simplicidade é consanguínea da sabedoria. Quem possui uma, necessariamente tem a outra. Diz ele em seu escrito, “Saudação às Virtudes”: “ Ave, rainha sabedoria, o Senhor te salve com tua irmã, a santa e pura simplicidade.”

Continua

Comentários

Denise Pires disse…
Prezado Frei Vitório,

é muito bom ler sobre Teologia Franciscana, ler sobre São Francisco, por um Frade professor.
Aproveito de tudo lições para mim.
Muitas Bênçãos hoje, dia da instituição do Ministério Sacerdotal, para o senhor e todos os demais.

Sua Bênção.

Denise.

Que Deus me dê simplicidade/sabedoria.