Boas Festas de São Francisco!


Da vigília do dia 3 até o dia 4 de outubro celebramos a FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, uma data que não passa despercebida porque a sua vida é uma iluminação que nos dá o sentido maravilhoso da existência.
Ele é a saudade que temos daquela perdida terra prometida do espírito, onde não chegamos, porque perdemos os nossos sonhos em algum lugar. Ele é a medida do essencial para renunciar tudo aquilo que é vão e nos nivela por baixo.
Ele é a inocência, a jovialidade, a alegria de ser, a paixão, a doçura, a emoção, o ardor e a simplicidade. Ele é a loucura e o escândalo, a fé vivida com coerência. Francisco de Assis é o intuitivo, o otimista religioso, a palavra portadora de alegria, a vontade criativa e criadora. Para os que amam a natureza ele é o humano primitivo, a cristianização do cosmos, a comunhão com a matéria. Para os estetas, ele é um ícone sempre representado, um sabor novo, um pão caseiro. Para os estudiosos, ele é ensaio, romance, literatura e legendas. Para os místicos, ele é um contemplativo itinerante, um provocador espiritual. Para os frades, ele é um pai sempre vigoroso e terno. Para o Evangelho, ele é um Espelho da Perfeição. Para a Itália é “o mais italiano de todos os santos e o mais santo de todos os italianos”.
Para o mundo, Francisco é o novo e o futuro, um presente de oito séculos. Para a psicologia, um humano fecundo, um sentimento sem amargura.
Para Clara de Assis, ele é o que vai junto modelando o melhor da raça humana, amor sublimado no projeto comum, companheiro de céu antecipado nestas coisas da terra.
Ele é a Paz e o Bem! A mundividência despojada do Pobre, o leproso abraçado, a inclusão, um humano, cristão, santo e amigo que provoca em nós um discreto sorriso de cumplicidade...
Boas Festas de São Francisco!
Fr. Vitório Mazzuco Filho OFM
Esta imagem de São Francisco é de Frei Geraldo Roderfeld

Comentários