FRANCISCO DE ASSIS, EM BUSCA DE DEUS

“Nada se improvisa na vida de uma pessoa. O ser humano é sempre filho de uma época e de um ambiente, como as árvores e as plantas. Um abeto não cresce nas selvas tropicais nem um baobá nas alturas nevadas. Se um alto expoente humano surge na cadeia das gerações, podemos estar certos de que não brota de improviso como os cogumelos nas montanhas".

"Nossa alma se recria à imagem e semelhança das ideias que gravitam ao nosso redor, e nossas raízes se alimentam, como que por osmose e sem que o percebamos, da atmosfera de ideias que nos envolve. Para sabermos quem é o ser humano, temos que olhar ao seu redor. É o que chamamos de contorno vital.
Quando entrou no mundo pela janela de sua juventude, o filho de Pedro Bernardone deparou com um quadro de luzes e sombras. As chamas da guerra e os estandartes da paz, os desejos de reforma e a sede de dinheiro, tudo estava misturado na mais contraditória fusão. Se quisermos desvelar o mistério de Francisco de Assis, pelo menos alguns segmentos, é essa a pretensão deste livro, comecemos observando o que acontece ao seu redor”.

Com estas palavras do autor, apresento esta obra indispensável: O Irmão de Assis, de  Inácio Larrañaga, Paulinas, São Paulo,2000.

FREI VITORIO MAZZUCO

Comentários