A ÚNICA COISA QUE INTERESSA A FRANCISCO


Francisco de Assis é o portador da paz e do bem porque procura restabelecer a paz e o bem onde não reina a harmonia. Ele é contra a violência, a guerra, a coação, as palavras agressivas, a opressão, as brigas. Luta contra o egoísmo porém nunca contra suas vítimas. Quer que a paz e o bem reinem entre senhores e servos, ricos e pobres, nobres e plebeus, sacerdotes e leigos. Procura vencer o mal pela fé e pelo bem, o melhor caminho para a paz.

Na sua minoridade não quer ser chamado de reformador, renovador, revolucionário; nem que assumir algum partido, que funda um movimento de contestação, ideologia, sistema ou grupo institucional. Ele não é filósofo, político ou teólogo. Ele quer a Fraternidade que mais tarde transforma-se em três Ordens. Ele quer ser o que sempre foi: Irmão Menor, servo de tudo e de todos, pobrezinho, que lava os pés de quem queira, como Jesus, experimentar ser tocado por forças divinas. A todos aceita e venera como seus maiores.

A única coisa que lhe interessa é a vida, a obra e o Espírito do Senhor e seu santo modo de operar. Ele é um homem de outro mundo não porque se desfez deste mundo, mas porque entrou no mundo de Deus que transforma este mundo. É o Reino e a Palavra que o encantam. Do Evangelho fez sua forma corporal e espiritual, sua fala, suas mãos e pés, carne e sangue, coração, corpo, mente, alma e caminho.


Continua

Comentários